Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Bolsas europeias caem devido ao peso da dívida da Z.E.; DAX -1,50%

Publicado 25.06.2012, 04:56
NDX
-
UK100
-
FCHI
-
DJI
-
DE40
-
STOXX50
-
HSBA
-
BARC
-
NWG
-
UBSN
-
DBKGn
-
BNPP
-
SOGN
-
BBVA
-
SAN
-
INVEb
-
NOKIA
-
XTA
-
RIO
-
KAZ
-
HG
-
SMT
-
FTNMX551030
-
THYAO
-
Investing.com – As bolsas europeias apresentaram queda acentuada nesta segunda-feira, uma vez que a preocupações com a dívida da zona do euro (Z.E.) e que os efeitos da crise europeia sobre o crescimento global pesaram sobre a confiança dos investidores.

Durante as negociações europeias da manhã, o EURO STOXX 50 recuou 1,48%, o CAC 40 da França caiu 1,28%, ao passo que o DAX 30 da Alemanha diminuiu 1,50%.

As preocupações de que a crise da dívida da zona do euro está criando um obstáculo ao crescimento global pesaram após a divulgação, na semana passada, de uma série de dados indicando fraca atividade industrial nos EUA, contração do setor manufatureiro na China e desaceleração nas atividades comerciais em todo o bloco da moeda única.

Além disso, espera-se que o governo espanhol faça um pedido formal de ajuda para o seu setor bancário, no final do dia, depois de relatos, na quinta-feira, terem indicado que a Espanha precisará de um pacote de resgate de até € 62 bilhões.

Os investidores também permaneceram cautelosos antes de uma reunião de cúpula da União Europeia, que deve ter início no final da semana, em meio a esperanças de progresso de uma integração fiscal maior e permissão para que os fundos de resgate do bloco comprem títulos de dívida pública.

As ações do setor financeiro apresentaram queda acentuada, lideradas pelo banco italiano Unicredit, com ações despencando 3,20%, ao passo que os espanhóis BBVA e Banco Santander viram suas ações caírem 1,83% e 1,91% respectivamente.

Os franceses Societe Generale e BNP Paribas também apresentaram perdas, com suas ações caindo 1,74% e 1,50%, ao passo que os dois maiores bancos alemães, o Deutsche Bank e o Commerzbank, viram suas ações despencarem 2,14% e 1,07%.

O BNP Paribas e o Deutsche Bank estão entre os 15 bancos globais que tiveram sua classificação de risco rebaixada na última quinta-feira pela agência de classificação Moody’s, em razão da “exposição significativa à volatilidade e ao risco de perdas desproporcionais inerentes às atividades dos mercados de capitais” que eles apresentaram.

Enquanto isso, a Nokia viu suas ações despencarem 6,22%, após o presidente-executivo, Stephen Elop, ter anunciado que a fábrica Salo da empresa, na Finlândia, a última principal fábrica de telefones celulares, terá que fechar. O movimento reduzirá cerca de 850 empregos, além dos 1.000 anunciados no início do ano, e roubará 90% da receita fiscal da cidade.

Em Londres, as commodities pesadas no FTSE 100 caíram 0,62%, afetadas pelas fortes perdas das ações das mineradoras.

As ações das gigantes da mineração Rio Tinto e Biliton Bhp caíram 1,28% e 0,71% respectivamente, após o UBS ter reduzido em 4% as estimativas de ganhos das duas empresas em razão das taxas de carbono e mineração da Austrália.

As produtoras de cobre também ficaram no lado negativo, com as ações da Xstrata e Kazakhmys caindo 1,02%.

Enquanto isso, os bancos do Reino Unido seguiram a queda dos seus homólogos europeus. As ações do Lloyds Banking caíram 0,96% e as do Barclays recuaram 0,52%, ao passo que as do Royal Bank of Scotland (RBS) e do HSBC Holdings contraíram 0,53% e 0,28%, respectivamente.

As ações da companhia aérea irlandesa Aer Lingus Group subiram 0,71% após o Sunday Business Post ter relatado que a Turk Hava Yollari AO, ou Turkish Airlines, pode fazer uma oferta de participação de 25% do governo irlandês na companhia aérea ou fazer uma oferta conjunta com outra companhia aérea.

Nos EUA, os mercados de ações apontaram abertura em baixa. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram queda de 0,64%, os do S&P 500 sinalizaram declínio de 0,70%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram perda de 0,57%.

No final do dia, os EUA devem divulgar dados oficiais sobre as vendas de casas novas.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.