Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Bolsas europeias fecham em alta, em recuperação após 6 pregões seguidos de queda

Publicado 15.06.2022, 10:28
© Reuters.  Bolsas europeias fecham em alta, em recuperação após 6 pregões seguidos de queda
UK100
-
FCHI
-
DE40
-
IT40
-
PSI20
-
STOXX
-

As bolsas da Europa avançaram nesta quarta-feira, 15, e encerraram uma sequência de baixas que se estendeu por seis pregões consecutivos. O movimento desta quarta reflete correção nas ações, com investidores buscando oportunidades de compras após as fortes perdas recentes. Neste contexto, indicadores decepcionantes na zona do euro foram deixados em segundo plano. Horas antes da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) que deve marcar alta de 75 pontos-base do juro nos EUA, o mercado ainda acompanhou o Banco Central Europeu (BCE) anunciar a criação de um mecanismo para conter a fragmentação no bloco monetário.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 1,42%, aos 413,10 pontos. Na bolsa de Londres, o FTSE 100 subiu 1,20%, aos 7.273,41 pontos, enquanto o DAX avançou 1,36% em Frankfurt, aos 13.485,29 pontos, apoiado pelo salto de 9,11% da Delivery Hero, empresa do ramo de entregas de comida por serviço online.

Em Paris, o índice CAC 40 teve alta de 1,35%, aos 6.030,13 pontos, e o milanês FTSE MIB terminou o dia com ganho de 2,87%, aos 22.473,56 pontos.

A bolsa de Milão estava mais descontada por conta de temores acerca da fragmentação recente dos juros da dívida na zona do euro, identificada principalmente no spread entre os retornos do BTP italiano e o Bund alemão. Nesta quarta, após reunião extraordinária, o Conselho do BCE orientou a área técnica da entidade a acelerar a criação de um novo instrumento para mitigar os riscos de fragmentação no bloco. Após o anúncio, os juros de bônus europeus aceleraram queda.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Analista da CMC Markets, Michael Hewson credita "grande parte" da alta das bolsas nesta quarta ao anúncio de que o BCE agirá para controlar o risco de fragmentação da dívida na União Europeia. Para o ING, a ação configura um "senso de urgência muito necessário" por parte do BCE.

"O passo muito incomum de se reunir fora do seu calendário regular de reuniões é um sinal encorajador de que o BCE finalmente leva a situação a sério. Infelizmente, o anúncio foi leve em detalhes", avalia o banco holandês.

Ainda na seara monetária, o avanço das praças europeias nesta quarta ocorreu apesar da expectativa de forte aumento dos juros nos EUA. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed encerra sua reunião nesta quarta e deve optar por alta de 75 pontos-base do juro, após sinais de que a escalada inflacionária no país se intensificou nos últimos meses.

Investidores também monitoraram dados da produção industrial da zona do euro, que teve crescimento de 0,4% em abril ante março, sendo que analistas previam alta maior, de 0,5%. Já a balança comercial do bloco registrou déficit recorde em abril, de 32,4 bilhões de euros (US$ 33,75 bilhões), com aumento das importações devido ao maior custo com energia.

Entre outros mercados europeus, a bolsa de Madri subiu 1,56%, aos 8.192,50 pontos, e o índice PSI 20, de Lisboa, avançou 0,42%, aos 6.012,15 pontos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.