🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Bovespa retoma 71 mil pontos após 6 anos com otimismo por privatizações e avanço da TLP

Publicado 24.08.2017, 18:01
© Reuters.  Bovespa retoma 71 mil pontos após 6 anos com otimismo por privatizações e avanço da TLP
CL
-
BVSP
-
ELET3
-
ELET6
-
GGBR4
-
GOAU4
-
ITUB4
-
MDIA3
-
PETR3
-
PETR4
-
VALE3
-
VALE3
-

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subiu pelo terceiro dia seguido nesta quinta-feira e retomou os 71 mil pontos depois de mais de seis anos, amparado no otimismo com os planos de privatizações e aprovação do texto-base da medida que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP).

O Ibovespa fechou em alta de 0,93 por cento, a 71.132 pontos, maior patamar de fechamento desde janeiro de 2011. O giro financeiro somou 8,67 bilhões de reais.

O bom humor desencadeado pelo anúncio dos planos de desestatização da Eletrobras ganhou mais fôlego na véspera, após o governo apresentar os planos para privatizar a Casa da Moeda e o braço da Caixa Econômica Federal para loterias instantâneas Lotex, além de colocar em leilão o aeroporto de Congonhas (SP) e uma série de outros projetos de infraestrutura que devem injetar nos cofres da União bilhões de reais entre este e o próximo ano.

Nesta sessão, corroborou a manutenção do tom positivo a aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados do texto-base da medida que cria a TLP para financiamentos concedidos pelo BNDES, sendo que os últimos destaques devem ser apreciados na terça-feira.

"Tudo conspirou para esses três dias positivos. Podemos ter alguma realização para ajuste técnico ou mudança em carteira com o final do mês chegando, mas o cenário continua positivo para a bolsa", disse o analista da Um Investimentos Aldo Moniz.

O exterior permanece no radar dos investidores, que esperam discursos de membros de importantes bancos centrais no encontro de Jackson Hole, nos Estados Unidos, que começa nesta quinta-feira. Os líderes das autoridades monetárias norte-americana e europeia falam na sexta-feira.

DESTAQUES

- VALE ON (SA:VALE3) subiu 4,12 por cento. No radar estavam os comentários da equipe do Itaú BBA (SA:ITUB4) em relatório a clientes, que vê a possibilidade do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) atingir 4 bilhões de dólares no terceiro trimestre deste ano, amparado nos preços de commodities. Segundo a equipe do banco, que manteve a recomendação "outperform" após encontro com a empresa realizado no Chile, a Vale (SA:VALE5) permanece otimista quanto aos fortes resultados esperados no curto prazo.

- ELETROBRAS ON (SA:ELET3) avançou 3,98 por cento e ELETROBRAS PNB (SA:ELET6) teve alta de 1,26 por cento, voltando a subir diante dos planos de privatização da estatal. Na véspera, as ações caíram, em movimento de ajuste após os papéis ordinários subirem quase 50 por cento na esteira do anúncio do plano de desestatização.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) ganhou 0,29 por cento e PETROBRAS ON (SA:PETR3) subiu 0,56 por cento, na contramão dos preços do petróleo no mercado internacional. Colaborando com o tom positivo estava a decisão da empresa de afastar temporariamente o diretor de Governança e Conformidade (DGC) da companhia, João Adalberto Elek Júnior, pelo menos até julgamento de recurso sobre um caso envolvendo possível conflito de interesse.

- METALÚRGICA GERDAU PN (SA:GOAU4) caiu 2,42 por cento, liderando a ponta negativa do Ibovespa, e GERDAU PN (SA:GGBR4) recuou 0,69 por cento, após o anúncio de mudanças na gestão do grupo não atingir as expectativas do mercado por melhoria efetiva na governança.

- M. DIAS BRANCO ON (SA:MDIA3), que não faz parte do Ibovespa, subiu 7,48 por cento, engatando o segundo pregão seguido de ganhos e acumulando alta de 10,6 por cento no período. Para a equipe da Modena Capital, o cenário para a empresa de alimentos dona da marca Adria é positivo e deve encerrar o ano com receita, Ebitda e lucro recordes, sem perder o ímpeto em 2018.

(Por Flavia Bohone)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.