Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Bradesco chega a perder mais de R$25 bi em valor de mercado após balanço e projeções

Publicado 07.02.2024, 15:47
Atualizado 07.02.2024, 17:00
© Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Bradesco (BVMF:BBDC4) chegou a perder mais de 25 bilhões de reais em valor de mercado nesta quarta-feira, em meio ao tombo de suas ações gerado pela fraca recepção dos investidores ao resultado do último trimestre do ano passado e às projeções do segundo maior banco privado do país para 2024.

O presidente-executivo, Marcelo Noronha, também apresentou pela manhã o plano estratégico para o período de 2024 a 2028, com uma série de iniciativas que miram principalmente melhorar a rentabilidade. Mas o executivo ponderou que os resultados virão gradualmente, trimestre a trimestre.

"Muitas boas intenções foram apresentadas, mas acreditamos que o mercado aguardará para ver os resultados aparecerem na demonstração de resultados do banco antes de agir", afirmou o analista Thiago Batista, do UBS BB (BVMF:BBAS3), em relatório. "A falta de números relevantes (no plano) decepcionou um pouco."

Por volta de 15h20, as ações preferenciais do Bradesco desabavam 15,78%, a 13,98 reais, enquanto as ações ordinárias despencavam 13,22%, a 12,60 reais, respondendo com folga pelo pior desempenho do Ibovespa, que cedia 0,65%.

Com tal desempenho, os papéis caminham para a maior queda em um pregão, considerando dados de fechamento, desde 9 de novembro de 2022, quando as PNs terminaram o dia com um declínio de 17,38% e as ONs encerraram o pregão em baixa de 16%.

Na mínima do dia, as PNs caíram 16,45%, a 13,87 reais e as ONs alcançaram recuaram 13,91%, a 12,50 reais, equivalente a uma perda de 25,27 bilhões de reais em valor de mercado, para 140,3 bilhões de reais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Analistas do Citi destacaram em relatório após as apresentações do banco que a administração não discutiu metas específicas para os retornos anualizados sobre o patrimônio líquido médio (ROAEs), embora tenha afirmado que poderá ficar acima do custo de capital em 2026.

"As mudanças parecem positivas e na direção certa, embora qualquer eventual melhoria na rentabilidade pareça provavelmente ser de natureza muito gradual, o que poderá desiludir alguns investidores", afirmaram Rafael Frade e equipe, reiterando a recomendação "neutra/alto risco" para as ações do bancos.

Além da prognóstico para o ROAE 2026, os analistas do Citi e do UBS BB também destacaram entre as sinalizações presentes no plano a expectativa do Bradesco de melhorar o índice de eficiência em oito pontos percentuais nos próximos cinco anos.

"Nos nossos cálculos, esta melhoria no índice de eficiência levaria a uma expansão de cerca de quatro pontos percentuais na rentabilidade", afirmou Batista, alertando que isso por si só não seria suficiente para trazer o ROAE de volta acima do seu custo de capital próprio.

De outubro a dezembro, o Bradesco teve lucro líquido recorrente de 2,88 bilhões de reais, abaixo do esperado por analistas, segundo projeções compiladas pela LSEG que apontavam para lucro de 4,57 bilhões para o período. Em 2023, o lucro somou 16,3 bilhões de reais, queda de 21,2% ante 2022.

O banco estimou para 2024 alta de 7% a 11% para a carteira de crédito, com expansão de 3% a 7% na margem financeira e aumento de 2% a 6% nas receitas de prestação de serviços e de 5% a 9% nas despesas operacionais. Em provisão para devedores duvidosos, calculam entre 35 bilhões a 39 bilhões de reais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Analistas do JPMorgan (NYSE:JPM) também avaliaram que o banco apresentou um resultado fraco para o quarto trimestre e um guidance decepcionante.

"Nós entendemos que o Bradesco está em um caminho de recuperação, mas o guidance fornecido implica lucro de apenas cerca de 18 bilhões de reais (ponto médio)", afirmaram Yuri Fernandes e equipe do em relatório a clientes, em estimativa similar aos cerca de 17 bilhões de reais do Citi.

Últimos comentários

Podem esperar ajustes feitos pelos novos gestores um grande virada poucos Bancos tem o volume de provisionamento do Bradesco.
Em setembro de 2023 estava 11.69 , entao apenas reajustou o valor da ação .
Vai voltar nessa região. Acho que perde o suporte nos 12.50.
O momento é de maxima eficiencia. O Bradescao precisa se modernizar. Fechar mais agencias deficitarias. Acsbou a mamata das tarifas inuteis ….
E olhe que nem é público. Imagina quando a quadrilha do pt infiltrar toda gangue nas estatais. O rombo vai ser coisa de cinema.
Uma empresa solida perde 15% num dia…. Eita mercado “ridículo”….
Essa queda é exagerada. Amanhã sobe 10%. Depois não me processem por informação privilegiada.
O cara não é CEO à toa. Ele sabe que se falar que vai ter muita dificuldade nos próximos trimestres, a cotação despenca. Aí ele vai na calada da noite das opções e monta uma grande posição bulish. Gente, presta atenção: o cara é CEO. Vcs acham mesmo que ele iria falar que vai ter dificuldade de gerir a empresa onde ele tem um salário milionário? Se eu falar que a empresa que sou supervisor vai ter problemas, meu gerente me demite na mesma hora.
Bradesco, XP, BTG, Nu, Itaú, Inter, .. são todos comunistas e fizeram o L.... A dúvida, onde o gado deixa seu dinheiro? Seria no Banco Mercantil do Brasil ?
Esse sonha com a lapa do bozo todos os dias
Gado com ciúmes? 💕♥️🤣🤣🤣
Os bancos digitais estão passando o sal no Bradesco kkkk
Eu acho é pouco. Resultado de estratégias equivocadas que comecam no balcão de atendimento e ecoa nos investidores. Nubank curtiu 👌
compra
Fazueli!!! 👆
Eu já disse: Os investidores estão acordando para a realidade. A renda variável é canoa furada!! O Bradesco não precisa da Bolsa de valores. No lugar do Bradesco eu saia correndo da bolsa de valores!!
Leo Trader Cara, cria juízo!!
Concordo com você. No Brasil, sim, é uma barca furada
Raphael Olivati Modesto No Mundo é assim!!
Legado maldito do governo do Minto: perda de renda e endividamento.
kkk, faz o ELI..
kkkkkkkk olha as ideias do gadao investidor 👇🏼🤣🤣🤣🤣 Esse ai deve ser um pobre e ferrado na vida financeira igualmente o seu lider inelegivel na politica kkkkkkk
O ex-presidente não era o que fez o L?? Onde tem ptzinho só tem desgraça!
A internet ta cheia de nego tonto igual vc que so fica no aguardo de algo ruim para associar ao PT! Como se o Governo do quadrupede fosse as mil maravilhas
2023 já era governo do mula
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.