Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Bradesco troca Lazari por Marcelo Noronha na presidência; ação sobe

Publicado 23.11.2023, 09:22
© Reuters. REUTERS/Paulo Whitaker

SÃO PAULO (Reuters) - O Bradesco (BVMF:BBDC4) anunciou nesta quinta-feira que seu conselho de administração aprovou a indicação de Marcelo de Araújo Noronha para o posto de presidente-executivo do grupo financeiro, em substituição a Octavio de Lazari Jr., o que fez suas ações dispararem quase 6%.

O banco afirmou em fato relevante ao mercado que Lazari será indicado a um posto no conselho de administração do Bradesco.

Lazari, 60, assumiu o comando do Bradesco em 2018. O executivo iniciou sua carreira no próprio banco em 1978. Noronha, 58, é atualmente vice-presidente do banco para operações de varejo, posto assumido em 2015.

"A mudança tem o propósito de iniciar um ciclo de projetos e objetivos estratégicos robustos para os próximos anos", afirmou o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, em comunicado do banco à imprensa.

"O contexto de mercado é absolutamente desafiador, do ponto de vista da eficiência operacional, aumento da competitividade e ambiente regulatório", acrescentou.

O Bradesco encerrou o terceiro trimestre com queda de 11,5% no lucro líquido recorrente sobre um ano antes, carteira de crédito estável e atingindo o pico da inadimplência dos últimos períodos, 6,1%, mas vendo os próximos trimestres como de recuperação na margem financeira.

Na ocasião de divulgação dos resultados de julho a setembro, Lazari afirmou que "o pior ficou para trás" e que os índices de inadimplência antecedente, de 15 a 90 dias, mostram redução para os próximos trimestres.

O rival maior Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) , enquanto isso, teve alta de 12% no lucro líquido recorrente, com avanço na carteira de crédito e inadimplência quase estável em 3%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Analistas do JPMorgan (NYSE:JPM) citaram que a mudança no comando do segundo maior banco privado do Brasil foi incomum, uma vez que o Bradesco costuma manter seus presidentes por um período de cerca de 10 anos.

Eles observaram que, embora durante o comando de Lazari o Bradesco tenha apresentado lucros maiores que o Itaú, o executivo comandou o banco durante um período de resultados mais fracos nos últimos dois anos, em meio ao cenário de piora no ciclo de crédito e fraqueza na renda das famílias.

"Embora consideramos que a cultura (do Bradesco) continuará a mesma, acreditamos que os investidores possam ver a mudança na administração como uma responsabilização pelos últimos anos", afirmaram Yuri Fernandes e equipe, em relatório a clientes.

Durante o mandato de Lazari, período marcado pela aceleração na expansão dos bancos digitais, o Bradesco reduziu o número de agências de 4.617 ao final de 2018 para 2.754, um corte de 1.863 pontos de atendimento. Apenas entre setembro de 2021 e setembro deste ano, o banco fechou cerca de 300 agências no país, buscando ganhar eficiência com redução de custos de atendimento. O Itaú, enquanto isso, tinha 3.509 agências no final de setembro ante 4.940 no fim de 2018, uma redução de 1.431 unidades.

O próprio Lazari afirmou durante a divulgação dos resultados do terceiro trimestre deste ano que "não dá mais para ter rentabilidade com agência física voltada apenas para recebimento de boletos". Na ocasião, ele disse que o banco deve acelerar a reestruturação de sua rede de agências no próximo ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo o Bradesco, a nomeação acatou recomendação do comitê de nomeação e sucessão do banco.

Após o anúncio, as ações preferenciais do Bradesco chegaram a 16,65 reais, alta de 5,85%. Por volta de 12:15, as ações subiam 3,5%, a 16,28 reais, entre os melhores desempenhos do Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, que subia 0,55%

Até a véspera, os papéis do banco acumulavam valorização de cerca de 11% em 2023.

(Por Alberto Alerigi Jr.; )

Últimos comentários

Noooossa, que mudança!! Trocaram um cabeça branca por outro que faz a mesma coisa: empresta barato pra bilionário (4131 por CDI +1,5%) e entoxa a conta no PF, com serviço de péssima qualidade. Agora "subiram" os papéis porque o banqueiro de estimação virou CEO...hahahahahah
Os números vinham mostrando a péssima gestão do Lazari em todos os sentidos.
e sempre assim , quando se aproximar dos 20,00 vão recomendar compra ,Bradesco é uma grande oportunidade !!!
Espero que tambem mudem toda estrutura da Ágora disparada a corretora mais arcaica do Brasil ,deitada em berço esplendido ha 30 anos . Para vcs terem uma ideia resgate de LCI LCA enissor Bradesco entra apenas as 17hs na conta . Acreditem tb que transferencia de custodia ainda é solicitada em papel fisico .
Concordo ... tenho ela. Mas, ainda assim, acho que não é pior, de uma maneira geral, que a Itaú.
saiu o Lazari.ento kkkkk
Parabéns Noronha, o Pelé do meu Bradesco
Kkkk nao exagere , honestamente nao entendo esse mercado . Trocaram 6 por meia duzia.
É preciso reinventar estratégias. O Bradesco não merece ficar parado no tempo, pois, apenas nome e marca não garante a perenidade da empresa.Tomará que o gigante acorde e deixe de ser um transatlântico lento, pesado e fatigado, para se tornar versatil e rapido em soluções tecnologicas. O mundo ja caminha em velocidade hipersônica.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.