Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Brasil deve acionar mais termelétricas com piora do cenário de chuvas em hidrelétricas

Publicado 28.02.2024, 09:19
Atualizado 28.02.2024, 09:21
© Reuters. Torres de transmissão de energia elétrica no Pará
30/03/2010
REUTERS/Paulo Santos

Por Letícia Fucuchima e Marta Nogueira

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil voltará a demandar o acionamento de usinas termelétricas mais caras com mais frequência ao longo deste ano, apontaram geradores e especialistas à Reuters, citando a perspectiva menos favorável que se desenha para as chuvas que devem cair em reservatórios de hidrelétricas, que respondem por mais de 60% da geração de eletricidade do país.

CONFIRA: Cotação das principais commodities

Caso o cenário seja confirmado nos próximos meses, a expectativa é de um aumento na demanda por gás natural, especialmente de GNL (liquefeito) importado para alimentar as térmicas.

A situação, contudo, está longe de indicar no momento uma crise hídrica como a vista em 2021 que resultou em forte acionamento das termelétricas e alta de custos para toda a cadeia, ressaltaram os agentes. Por enquanto, eles avaliam com que o despacho das térmicas deve ocorrer principalmente para garantir a demanda por energia nos horários de ponta, a princípio limitando impactos.

"Apesar de o sistema (hidrelétrico) ter terminado o ano com o nível de reservatório até alto, já começa a acender todas as luzes de alerta no operador, de forma que a gente acredita que este ano o cenário de despacho tende a ser diferente do ano passado, tende a ser até mais intensificado do que o que a gente viu no final de 2023", afirmou o diretor de comercialização da Eneva (BVMF:ENEV3), Marcelo Lopes, à Reuters.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou o acionamento de termelétricas nos últimos meses de 2023 em função do aumento significativo da carga, em meio às elevadas temperaturas. Foram acionadas usinas mais flexíveis, com tempos de partida e parada mais curtos, para atender a chamada "ponta de carga".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

De setembro de 2023 a janeiro deste ano, o despacho termelétrico atingiu média de aproximadamente 8.745 megawatts (MW), informou o operador à Reuters. Não foram fornecidos dados para comparação com o ano anterior.

Porém, as chuvas em hidrelétricas têm decepcionado neste ano, afirmam geradores, e uma projeção divulgada na semana passada pelo ONS para a afluência até julho, podendo ser a menor em toda série histórica, ligou o alerta para a possibilidade de maior despacho.

A Eneva, que detém o segundo maior parque térmico do Brasil, depois da Petrobras (BVMF:PETR4), acredita que haverá demanda para o acionamento de sua térmica a gás Celse, uma das maiores do país e única da companhia a depender de gás liquefeito (GNL) importado.

"Este ano a gente acredita que o segundo semestre tem uma possibilidade de a gente vir a ser acionado (com a Celse), e temos expectativa de tomar algumas cargas (de GNL) para poder fazer frente a essa expectativa de despacho", afirmou Lopes.

Para uma fonte ligada ao complexo termelétrico GNA, um dos maiores do país, situado no porto fluminense de Açu, o cenário hidrológico não está desfavorável em 2024, mas não permite trabalhar com folga. "Acredito sim que as térmicas venham a ser despachadas com mais frequência que no ano passado, mais para o segundo semestre", disse.

O porto de Açu conta um terminal de regaseificação de GNL para atender ao complexo da GNA, joint venture entre a Prumo Logística (BVMF:PRML3), bp, Siemens e SPIC Brasil.

Procurada, a GNA disse que a possibilidade de despacho no período seco vai depender das condições hidrológicas a serem verificadas nos próximos meses, lembrando que a unidade termelétrica foi despachada no final do ano passado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

PENSAR O MODELO

Xisto Vieira, presidente da associação de geradoras termelétricas (Abraget), avaliou que, se confirmada a possibilidade de vazões muito baixas apontada pelo ONS, o país "evidentemente necessitará bastante de despachos das térmicas".

Marcelo Mendonça, diretor técnico-comercial da associação das distribuidoras de gás (Abegás), afirmou que o cenário volta a mostrar a importância das térmicas para garantir a segurança do abastecimento elétrico e a necessidade de se pensar um modelo que dê maior previsibilidade ao segmento, inclusive para a compra de GNL.

O ONS deve avaliar o nível dos reservatórios ao final do período úmido, em abril ou maio, para decidir se acionará térmicas de forma antecipada, com base nos modelos matemáticos ou em uma postura mais conservadora do governo, com aprovação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), disse Celso Dall'Orto, head de Planejamento e Inteligência de Mercado da consultoria PSR.

Para o especialista da PSR, as projeções de afluências do ONS estão "pessimistas", mas por ora o cenário não aponta necessidade de despachos que elevem a bandeira tarifária aos consumidores. A bandeira verde, sem cobranças adicionais na conta de luz, tem se mantido desde abril de 2022.

"Para chegar nos números do ONS, as premissas precisam ser bem pessimistas, uma carga mais elevada, vazão realmente bem baixa, as renováveis não performando bem", disse Dall'Orto.

Segundo o ONS, em fevereiro a carga nos horários de ponta tem exigido mais requisitos de potência do que o verificado desde setembro do ano passado, mas esse atendimento tem sido feito com as hidrelétricas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Diferente dos demais períodos, toda a potência necessária para atendimento a ponta de carga está sendo suprida com geração hidráulica, predominantemente das usinas situadas no Norte".

Do lado do suprimento de gás, a expectativa é de um balanço confortável para atender a demanda das termelétricas, já que a importação de GNL tem sido baixa e há outras origens para suprimento de gás, como o doméstico e a Bolívia, disse Rivaldo Moreira Neto, presidente da consultoria Gas Energy.

"A tendência do balanço brasileiro é ficar mais seguro, mais confortável... Se a gente sair do período úmido com conforto de reservatórios, a tendência é de se manter uma importação pequena de GNL no horizonte de 12 a 18 meses".

(Por Letícia Fucuchima e Marta Nogueira)

Últimos comentários

A Represa de Paraibuna, na Bacia do Rio Paraíba do Sul, por exemplo, está em quase 90% de seu volume útil. Há anos não está com níveis tão altos no final de fevereiro. E vale lembrar que a Represa de Paraibuna sozinha tem capacidade quase cinco vezes maior do que o Sistema Cantareira inteiro. Queria saber onde está esse princípio de crise que estão querendo alegar. Sinceramente discordo da análise do especialista. Não vai faltar água nos reservatórios esse ano, considerando os níveis atuais.
Represa de Paraibuna, na Bacia do Rio Paraíba do Sul, por exemplo, está em quase 90% de seu volume útil. Há anos não está com níveis tão altos no final de fevereiro. E vale lembrar que a Represa de Paraibuna sozinha tem capacidade quase cinco vezes maior do que o Sistema Cantareira inteiro. Queria saber onde está esse princípio de crise que estão querendo alegar.
Bastaria umas quatro Super Usinas Nucleares e nunca mais teríamos crise energética no Brasil. Mas, por culpa dos ambientaloides Angra 3 está parada há duas decadas. Preferem ter milhares de kilometros inundados por represas.
calma... vamos ter novas linhas de transmissão vindas da Venezuela, construídas com dinheiro público, com a nova empreiteira do PT... a JBS..
Se chove aciona termelétricas se NÃO chove aciona termelétricas!! Não tem lógica alguma!! A não ser atender a interesses de alguns poucos em detrenimento da maioria esmagadora do povo brasileiro!!
Já é hora da ENEV3 pagar dividendos
O ano passado fou excepcionalmente chuvoso com quase 9 meses de chuva no Sudeste, o que tornou desnecessário ligar as termoelétricas. Este ano de 2024 está sendo mais normal na questão de chuvas mas falar de seca é coisa do lobby das operadoras de termoelétricas.
Com todo o respeito, eu atuo no Setor Elétrico há décadas e vou me permitir discordar desse sujeito. Não acredito que vá faltar água nas hidrelétricas, sinceramente.
Faz igual o BozoLadrão, libera bilhões para termeletricas dos amigos do centrão que ficam onde não tem gasoduto... Leva o gás no lombo do gado.
Olha o Petista q não tira o pal do Bolsonaro da boca kkkkk
Precisamos negociar com o sindicato das águas, sem contrapartida não há chuva.
#voltagreta
Esse ano tá caindo chuva com niíveis acima do normal !  Uma pena que não sejam em áreas de represas !
sensato
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.