🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Brasil mantém posto de maior gerador de resultados do Grupo Santander

Publicado 26.10.2022, 14:20
© Reuters Brasil mantém posto de maior gerador de resultados do Grupo Santander
SANB11
-

O Brasil manteve o posto de maior gerador de resultados do Grupo Santander (BME:SAN) no terceiro trimestre deste ano. No período, o lucro líquido atribuído ao Grupo da operação brasileira foi de 662 milhões de euros, de acordo com balanço publicado nesta quarta-feira. No mundo, o Santander teve resultado de 2,422 bilhões de euros, 3% maior que o do segundo trimestre.

O lucro da operação brasileira classificado no balanço do Grupo, por outro lado, caiu 10,2% no mesmo período. No balanço reportado no Brasil, houve baixa de mais de 23% no mesmo intervalo. Para além do câmbio, os dois balanços não são comparáveis por fatores como os padrões contábeis aplicados em cada mercado.

Nos nove primeiros meses deste ano, o Santander Brasil (BVMF:SANB11) também mantém o posto de maior operação, em termos de lucro. O resultado acumulado é de 2,027 bilhões de euros, enquanto o Grupo todo lucrou 7,316 bilhões.

Exceto por períodos durante a pandemia da covid-19, o Santander Brasil costuma ter o maior lucro do banco no mundo, além de também ser o maior em indicadores como o número de funcionários. Porém, também é o que apresenta os maiores números em pontos como o custo de crédito e a inadimplência, o que se repetiu nos nove primeiros meses do ano.

Em 2022, até aqui, o País tem destoado de outros mercados do Grupo. "Por país, digno de nota foi o forte crescimento de lucro registrado em todos os países exceto o Brasil, que caiu 1%, à medida que o crescimento na receita com tarifas e ganhos em transações financeiras, e uma menor alíquota não compensaram totalmente o impacto nas margens da sensibilidade negativa ao aumento de juros e do aumento de custos e de provisões", disse o Santander em balanço publicado na Europa.

No Brasil, o banco tem tido maior cautela desde a virada do ano nas concessões de crédito, diante da piora do ciclo de inadimplência. Isso tem reduzido os resultados ao longo dos trimestres, e a administração do Santander Brasil espera que os efeitos se dissipem apenas no ano que vem.

Getnet (BVMF:GETT11)

O balanço do Grupo Santander também traz números sobre a Getnet, adquirente nascida no Brasil, adquirida pelo Santander local na década passada e que hoje, pertence à PagoNxt, unidade de pagamentos do Santander global. Ao todo, a base de clientes ativos da companhia em todo o mundo cresceu 3% no último ano, para 1,27 milhão.

O volume de transações (TPV, na sigla em inglês) processado pela Getnet atingiu 117 bilhões de euros no trimestre, alta de 29% em um ano.

No Brasil, a alta foi de 18% nos nove primeiros meses do ano, enquanto na Europa, o crescimento foi de 13%, em especial por causa da Espanha. No México, por sua vez, o crescimento foi acima da média, de 35%, diante de um aumento do tíquete médio por comerciante e do sucesso da distribuição através do mar aberto.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.