Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

BRF acredita que regra saudita sobre prazo de validade do frango pode afetar vendas

Publicado 13.05.2021, 11:03
© Reuters. Logo da BRF na sede da companhia em Curitiba, no Paraná
REUTERS/Rodolfo Buhrer
BRFS3
-

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A proposta da Arábia Saudita da reduzir os prazos de validade de produtos de frango pode prejudicar os negócios da empresa brasileira de alimentos BRF (SA:BRFS3) naquele mercado, disse o presidente-executivo, Lorival Luz, nesta quinta-feira.

As restrições sugeridas, comunicadas pelos sauditas à Organização Mundial do Comércio (OMC), reduziriam o prazo de validade do frango congelado para três meses, em relação ao limite anterior de um ano, potencialmente atrapalhando os negócios de exportação da BRF, disse o executivo em teleconferência de resultados trimestrais.

A BRF, maior processadora de frango do Brasil, produz a proteína no mercado saudita por meio de parcerias com empresas locais e também exporta produtos do Brasil para o país árabe.

Se implementada, uma validade mais curta para o frango congelado imporia desafios logísticos para fornecedores locais e exportadores estrangeiros baseados em países como França, Ucrânia e Brasil.

"Jeddah, o principal porto da Arábia Saudita, fica a cerca de 1.000 quilômetros da capital do país, Riad", disse Patricio Rohner, executivo da BRF que supervisiona os mercados internacionais.

"Tanto os fornecedores locais quanto os estrangeiros terão que se ajustar se este se tornar o novo padrão", acrescentou ele.

Em nota à Reuters, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que a proposta de redução de validade dos frangos na Arábia Saudita é uma decisão "com potencial caráter protecionista".

"Esta é uma situação que alcança todos os produtores e exportadores de carne de frango globalmente, e está sendo abordada no âmbito do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em Inglês) para a construção de uma linha de reação unificada."

A mudança nas regras sauditas ocorre menos de uma semana depois que o país proibiu as importações de carne de aves de 11 unidades brasileiras sem aviso ou explicação, sendo sete da gigante JBS (SA:JBSS3).

© Reuters. Logo da BRF na sede da companhia em Curitiba, no Paraná
REUTERS/Rodolfo Buhrer

Na terça-feira, a BRF informou que as autoridades sauditas notificaram a OMC sobre a proposta de alteração do prazo de validade do produto, que ainda não entrou em vigor. Em comunicado, a BRF disse que consultará as autoridades sobre quais medidas podem ser tomadas em conformidade com as regras da OMC após a ação saudita.

Os membros da OMC afetados pela medida têm 60 dias para comentar, afirmou a BRF.

(Reportagem adicional de Nayara Figueiredo)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.