🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

BTG Pactual dobra ativos sob gestão com compra de BSI por US$1,7 bi

Publicado 14.07.2014, 08:38
BTG Pactual dobra ativos sob gestão com compra de BSI por US$1,7 bi
GASI
-

SÃO PAULO/MILÃO (Reuters) - A seguradora italiana Generali fechou a venda do private bank suíço BSI para o BTG Pactual por 1,5 bilhão de francos suíços (1,7 bilhão de dólares), em uma transação em dinheiro e ações que dobrará os ativos sob gestão do banco de investimento brasileiro.

Em comunicado enviado ao mercado, o BTG informou que o BSI terá marca e identidade mantidas, e se tornará sua plataforma global de gestão de recursos.

Sob os termos do acordo, a Generali receberá 1,2 bilhão de francos suíços em dinheiro, correspondentes a 80 por cento do total acertado. Os 300 milhões restantes serão pagos em units do BTG.

"O BSI acrescenta ao BTG Pactual 140 anos de história na indústria de private banking, aproximadamente 100 bilhões de dólares em ativos sob gestão e uma presença global com cerca de 2 mil funcionários em mais de dez países", disse o banco.

Segundo o BTG, a plataforma internacional de gestão de recursos do banco passará a contar com mais de 200 bilhões de dólares em ativos sob gestão após a compra, com presença nos principais centros financeiros globais.

No primeiro trimestre, as receitas do BTG com a área somaram 93 milhões de reais, uma queda de 9 por cento na comparação anual. Já as receitas com gestão de ativos somaram 350 milhões, alta de 38 por cento sobre um ano antes.

Enquanto o banco brasileiro dá impulso ao negócio de gestão de recursos com a transação, a Generali se desfaz de uma unidade deficitária e aumenta sua solidez financeira.

O acordo, que o presidente-executivo da Generali, Mario Greco, chamou de "operação complexa", põe fim a mais de dois anos de pesquisa da seguradora para encontrar um comprador adequado para um ativo que perdera apelo diante da implacável pressão dos Estados Unidos e outras nações ocidentais em relação ao sigilo bancário suíço.

A Generali, que tinha comprado o private bank suíço por cerca de 1,9 bilhão de francos suíços em 1998, esperava obter um montante semelhante com a venda da unidade. Mas, no final, a instituição foi forçada a aceitar um preço menor e vai registrar prejuízo líquido de 100 milhões de euros (136,4 milhões de dólares) com a transação.

Com o negócio, a seguradora completa um agressivo plano de desinvestimentos, vendendo 3,7 bilhões de euros em ativos não relacionados à área de seguros em cerca de 18 meses. A meta era de 4 bilhões de euros.

A transação, sujeita à aprovação regulatória, deve ser concluída no primeiro semestre de 2015.

(Por Marcela Ayres em São Paulo e Lisa Jucca em Milão)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.