Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Carrefour desiste de previsão de faturamento de R$100 bi para Atacadão em 2024

Publicado 28.11.2023, 08:09
© Reuters
CRFB3
-

SÃO PAULO (Reuters) -O Carrefour (BVMF:CRFB3) Brasil anunciou nesta terça-feira que descontinuou a previsão de que sua unidade de atacarejo Atacadão atinja vendas brutas de 100 bilhões de reais em 2024, segundo fato relevante ao mercado.

A companhia afirmou que desistiu do "guidance" diante das mudanças no cenário macroeconômico do país desde a divulgação da projeção em setembro de 2021.

No ano até o final de setembro, o Atacadão teve vendas brutas de 57,9 bilhões de reais. O faturamento total do Carrefour Brasil no período somou 84,4 bilhões de reais.

A companhia projetou investimentos de entre 2,3 bilhões e 2,6 bilhões de reais no próximo ano, quando pretende abrir entre 10 e 12 lojas Atacadão no país e 7 a 9 lojas Sam's Club.

O Carrefour Brasil afirmou ainda que espera converter cerca de 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam's Club entre 2024 e 2026, sendo cerca de 20 das conversões ocorrendo no próximo ano.

Com as conversões, as participações dos segmentos nos negócios do grupo vai mudar. Atualmente, o Atacadão é responsável por cerca 65% das vendas do grupo e nos próximos três anos o percentual vai subir para 70%. Enquanto isso, o formato Sam's Club vai passar de 8% para 12% das vendas. Já a divisão hipermercados vai encolher de uma participação de 26% para 18% nos próximos três anos.

O empresário Abilio Diniz, um dos principais investidores do Carrefour Brasil por meio da empresa que administra o portfólio de sua família, Península, afirmou durante apresentação a analistas nesta terça-feira que o grupo vai focar nos próximos anos em alocação de capital, o que significa que vai buscar melhorar retornos aos acionistas.

"Nossa concentração vai ser fundamentalmente Atacadão, Sam's...pequenas lojas Express e tirar vantagem do (ativo) imobilionário onde for melhor", afirmou Diniz.

"Carrefour nunca foi vocacionado para supermercado. Aqui (Brasil) também não tenho notado ainda uma grande vocação para supermercado", disse Diniz ao ser questionado o que a companhia pretende fazer com as bandeiras Bom Preço, Nacional e Todo Dia.

O Carrefour Brasil encerrou setembro com 143 hipermercados no Brasil, ante 170 unidades no fim de 2022. Além disso, a base de pontos de venda da empresa tinha no final do terceiro trimestre 47 lojas Sam's Club e 361 unidades do Atacadão.

A meta do Atacadão é atingir 2026 com 470 lojas no Brasil, o que significa que a empresa terá que abrir cerca de 110 lojas no país, algo que ocorrerá também com apostas em lojas da bandeira com áreas menores, afirmaram executivos da companhia.

A expectativa do Atacadão é chegar a 2025 com margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização entre 7% e 8%, ante 6% no acumulado dos nove primeiros meses deste ano.

O anúncio do Carrefour Brasil ocorreu depois que o seu rival Assaí (BVMF:ASAI3) divulgou na segunda-feira projeção de abertura de cerca de 15 lojas no ano que vem, uma desaceleração ante as 27 previstas para 2023, diante de expectativa de finalização de conversões de pontos Extra e pretensão de desalavancar financeiramente a empresa.

(Por Alberto Alerigi Jr.Edição de Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.