Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Cemig estuda opções para renovar concessões hídricas, avalia IPO da Gasmig

Publicado 04.08.2023, 15:48
Atualizado 04.08.2023, 16:41
© Reuters. Linha de transmissão de energia
20/03/2023
REUTERS/Wolfgang Rattay
CMIG4
-
CPLE6
-
TAEE11
-

SÃO PAULO (Reuters) - A Cemig (BVMF:CMIG4) está estudando todas as opções na mesa para renovar as concessões de três usinas hidrelétricas, não tendo descartado ainda nenhuma alternativa, disse nesta sexta-feira o diretor de geração e transmissão da estatal mineira, Thadeu Carneiro.

"O que estamos trabalhando hoje são todas as oportunidades, e obviamente isso tudo depende do poder concedente para ver qual delas vai ser a possível de ser realizada... Não estamos optando por uma em detrimento da outra", afirmou o executivo, durante teleconferência de resultados.

No mês passado, a Cemig divulgou que manifestou à União seu interesse em prorrogar as concessões das usinas Sá Carvalho, Emborcação e Nova Ponte sob o regime de cotas de garantia física, mas ponderou que analisava outras alternativas legais.

Além da prorrogação por cotas, a companhia pode renovar as concessões por meio da venda do controle das usinas. Essa alternativa, porém, dependeria de aprovação do legislativo local, já que representaria a assunção por uma outra empresa de parte relevante do parque gerador da Cemig.

Outra alternativa seria a privatização da "empresa-mãe", isto é, da própria Cemig. Esse cenário se assemelharia ao caso da Copel (BVMF:CPLE6), que conseguiu atrelar a renovação integral sua principal usina hidrelétrica, Foz do Areia, ao processo de privatização -- se continuasse estatal, a Copel teria que renovar a concessão sob as mesmas condições aplicadas à Cemig.

DESINVESTIMENTOS

Ainda na teleconferência, o diretor da CemigPar, Marco Soligo, comentou que a companhia já finalizou trabalhos preparatórios internos sobre uma potencial abertura de capital da distribuidora de gás Gasmig, mas que ainda não há decisão tomada sobre seguir com esse processo.

"Talvez a gente não a faça, porque isso está muito relacionado ao processo de desestatização da própria Cemig. Dependendo de como esse processo anda, a gente faz a abertura de capital da Gasmig", disse.

Soligo comentou ainda que a elétrica segue com estudos internos e com assessores externos para eventual alienação de participação na transmissora Taesa (BVMF:TAEE11) e em outras empresas. "Queremos estar preparados para quando a oportunidade se concretizar".

PLANO DE INVESTIMENTOS

© Reuters. Linha de transmissão de energia
20/03/2023
REUTERS/Wolfgang Rattay

Em paralelo, a elétrica mineira está "otimista" de que conseguirá executar os 5,4 bilhões de reais em investimentos previstos para seus negócios neste ano, com destaque para 3,2 bilhões de reais na distribuição de energia, disse o diretor financeiro, Leonardo Magalhães.

Segundo ele, a companhia fez investimentos relativamente tímidos nos negócios de geração centralizada, geração distribuída, transmissão e gás no primeiro semestre, e tem a expectativa de acelerar os aportes na segunda metade do ano.

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.