🔮 Melhor do que Buffett? Nosso Preço-Justo achou essa joia com +42% 5 meses antes deleLibere o preço-justo

China corta tributação sobre dividendos para acionistas de longo prazo

Publicado 07.09.2015, 19:13
Atualizado 07.09.2015, 19:17
© Reuters.  China corta tributação sobre dividendos para acionistas de longo prazo
LM
-

HONG KONG/PEQUIM (Reuters) - A China anunciou nesta segunda-feira que irá isentar do imposto de renda pessoal os dividendos pagos a acionistas detentores de ações por mais de um ano, em um movimento destinado a incentivar o investimento de longo prazo em ações, em oposição a especulação de curto prazo.

O governo também disse que vai reduzir pela metade o imposto sobre os dividendos para aqueles que mantenham as ações por um período entre um mês e um ano, e que as alterações entrarão em vigor na terça-feira.

Aqueles que mantiverem as ações por menos de um mês irão pagar a alíquota cheia do imposto de renda, disse o Ministério das Finanças em um comunicado em seu site.

As medidas são as mais recentes de uma saraivada de mudanças adotadas por Pequim na esperança de conter a queda no mercado acionário chinês que abalou os investidores globais e levantou novas dúvidas sobre a força da segunda maior economia do mundo.

Horas antes, as bolsas de valores de Xangai e Shenzhen e a Bolsa de Futuros Financeiros da China propuseram a introdução de um sistema "circuit breaker" em um dos índices de ações de referência do país para estabilizar o mercado, disse a bolsa de Xangai em um comunicado em seu site.

A bolsa está propondo que um aumento ou queda de 5 por cento do índice CSI300 em relação ao fechamento anterior acione a suspensão por 30 minutos de todos os índices acionários do país, se o movimento ocorrer antes das 14h30.

Após esse horário, um movimento de 5 por cento acionaria a suspensão dos negócios até o fechamento do mercado.

Movimentos de 7 por cento provocariam a suspensão dos negócios até o fim do dia.

As bolsas aguardam comentários dos participantes do mercado sobre as propostas até o dia 21 de setembro.

Não há garantia de que Pequim irá adotar as propostas, mas, se aprovadas, podem desestimular os investidores que queiram comprar ações, por restringir o potencial do mercado a subir, assim como de cair.

Participantes do mercado expressaram dúvidas de que a volatilidade possa ser contida, já que as medidas adotadas pelo governo para reduzir as fortes oscilações no mercado de ações têm sido ineficazes até o momento.

"Eles tentaram incentivar o investimento de longo prazo e também conter a volatilidade, mas eu não acho que isso possa ser totalmente controlado neste momento", disse Tracy Chen, gerente de portfólio da unidade de Legg Mason (NYSE:LM) Brandywine Global, na Filadélfia.

O índice CSI300 compreende as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen.

(Redações de Hong Kong e Pequim)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.