Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Cinco grupos se qualificam para leilão de energia eólica offshore da Noruega

Publicado 16.02.2024, 11:37
© Reuters. Usina eólica offshore da Hywind Tampen

OSLO (Reuters) - Cinco dos sete grupos que buscaram pré-qualificação para participar da primeira licitação comercial de parques eólicos da Noruega foram aprovados para participar do leilão que começa em 18 de março, informou o Ministério da Energia do país na sexta-feira.

Os cinco grupos incluem um consórcio entre a Aker Offshore Wind, a BP e a Statkraft, outro entre a Equinor e a RWE, um projeto conjunto proposto pela Shell (NYSE:SHEL), Lyse e Eviny, uma cooperação entre a Parkwind e a Ingka, e a Energie Baden-Wurttemberg.

O ministério disse que prosseguiria com o processo, apesar de ter restado menos do que os seis possíveis licitantes que, segundo ele, eram necessários para realizar um leilão subsequente para os direitos de construção do parque eólico.

"Decidimos prosseguir", disse o Ministro da Energia, Terje Aasland, em um comunicado. "Estou ansioso por um bom leilão entre essas empresas".

A fabricante chinesa de turbinas eólicas Mingyang Smart Energy não se qualificou, assim como a empresa Hydroelectric Corporation. O ministério não informou por que as duas foram excluídas.

A licitação oferece a oportunidade de instalar turbinas eólicas fixas no Mar do Norte com uma capacidade de 1,5 gigawatt (GW), no que a Noruega espera que seja o ponto de partida para desenvolvimentos maciços de energia offshore nos anos que antecedem 2040.

No entanto, o setor eólico offshore global tem enfrentado dificuldades com aumento dos custos, e alguns analistas questionaram se as 23 bilhões de coroas norueguesas (2,18 bilhões de dólares) de subsídios oferecidos serão suficientes para atrair ofertas no próprio leilão.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Shell disse esta semana que ainda não decidiu se fará uma oferta mesmo que se qualifique, pois há dúvidas sobre a lucratividade do projeto.

(Reportagem de Nora Buli em Oslo e Stine Jacobsen em Copenhague)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.