Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Citi diz que nova regra de requerimento de capital do BC permite dividendos maiores por BB e Itaú

Publicado 28.11.2023, 20:26
BBAS3
-
ITUB3
-
ITUB4
-
ITUB
-

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - Os novos procedimentos para o cálculo do requerimento de capital para risco dos bancos, divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira, permitem que Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) e Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) discutam proventos maiores aos acionistas, disseram analistas do Citi, em relatório.

O BC afirmou que os novos procedimentos implicarão em aumento da exigência de capital agregada no Sistema Financeiro Nacional (SFN) de cerca de 34 bilhões de reais, ou 2,6% do Patrimônio de Referência do SFN.

A norma entrará em vigor em 1º de janeiro de 2025, mas será implantada por fases até 2028, segundo a autarquia.

Analistas do Citi disseram que, embora os efeitos variem de banco para banco, seus cálculos iniciais apontam para um impacto de cerca de 30 a 40 pontos-base no índice CET1 requerido para o sistema, abaixo do efeito de 100 a 150 pontos-base indicado por alguns players. Além disso, eles consideram o período de implantação "longo".

"O aumento dos requisitos de risco operacional foi identificado como uma das principais razões para o Banco do Brasil e o Itaú Unibanco terem visões mais cautelosas sobre pagamentos de dividendos mais elevados", escreveram os analistas Rafael Frade, Brian Flores, José Luis Cuenca e Gabriel Gusan.

"Consideramos que a combinação do menor impacto no capital e um período de implementação mais longo são notícias positivas, permitindo que ambos os bancos (Banco do Brasil e Itaú) discutam pagamentos de dividendos mais elevados, o que pode ser um gatilho positivo para as ações", acrescentaram.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.