Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Consumo fraco derruba preço da energia elétrica no mercado livre

Publicado 30.12.2016, 15:58
© Reuters.  Consumo fraco derruba preço da energia elétrica no mercado livre
TIET4
-

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Um consumo de eletricidade ainda em retração no Brasil e previsões de início de retomada da atividade econômica apenas a partir de meados de 2017 derrubaram os preços da eletricidade no mercado livre, no qual grandes consumidores negociam contratos diretamente com usinas geradoras ou comercializadoras.

A queda foi ajudada ainda por um período de chuvas dentro das expectativas, que segura as cotações até o momento, devido à predominância das hidrelétricas na produção de energia elétrica do Brasil, segundo especialistas consultados pela Reuters.

De acordo com a consultoria Dcide, contratos trimestrais de energia convencional eram negociados no mercado livre nesta semana a 97,8 reais por megawatt-hora, queda de 28 por cento ante os 135,8 reais praticados no final de novembro.

Já os contratos de longo prazo de energia convencional estão na casa dos 142 reais por megawatt-hora nesta semana, ante 152 reais ao fim de novembro --uma retração de 6,6 por cento.

Em novembro, empresas como a AES Tietê (SA:TIET4) chegaram a falar em tendência altista para os preços, mas o sinal mudou após o governo rever para baixo as projeções de carga de energia para os próximos anos.

"É um efeito natural dessa desaceleração, não retomada econômica, e do início do período úmido, que está vindo dentro de uma expectativa razoável", disse o sócio da consultoria Esfera Energia, Braz Justi.

PREÇOS SPOT

Já o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que é utilizado no mercado spot, mas influencia os preços no mercado livre, deve ter em janeiro uma média de 70 reais por megawatt-hora no Sudeste/Centro-Oeste, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, ante cerca de 114 reais na última semana de dezembro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A projeção representa recuo relevante frente o início de dezembro, quando a CCEE via o PLD de janeiro em cerca de 160 reais. Em novembro, a projeção chegou a apontar janeiro com cotações próximas dos 290 reais.

Segundo o diretor de Regulação da Safira Energia, Fábio Cuberos, o patamar mais baixo de preços está associado à carga menor e às chuvas, mas também a uma revisão para baixo no PLD de novembro e das primeiras semanas de dezembro realizada pela agência reguladora (Aneel), que disse no início do mês ter encontrado erros nos cálculos e determinou a republicação dos preços.

Ele disse acreditar que poderá haver uma ligeira correção para cima no PLD, que poderá até alcançar valores na casa dos 130 reais de acordo com a evolução das chuvas, que não estão tão promissoras para o início de janeiro.

Mas um impacto mais relevante de alta deve ser sentido principalmente a partir de maio, segundo Cuberos, uma vez que nesse mês será realizada uma mudança na metodologia de cálculo do PLD.

"Todos as simulações apontam para elevação de preço com esses novos parâmetros", disse.

Em outubro, a Safira Energia projetou que essa mudança no PLD a partir de maio poderia elevar as cotações médias em cerca de 40 por cento.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.