Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Contratação de projetos solares em leilão de energia de reserva surpreende

Publicado 31.10.2014, 19:22
Contratação de projetos solares em leilão de energia de reserva surpreende
RNEW11
-

Por Anna Flávia Rochas

SÃO PAULO (Reuters) - A energia solar vendeu nesta sexta-feira energia de 1.048 MW de capacidade instalada de 31 novos projetos, no seu primeiro leilão público nacional em que não teve que disputar com outras fontes mais competitivas, num resultado acima do esperado.

Esses projetos vão injetar cerca de 889,7 MW na rede elétrica brasileira a partir de 2017, informaram a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O preço-médio da energia solar praticado no leilão ficou em 215,12 reais por megawatt-hora (MWh), deságio de 17,89 por cento frente ao preço teto de 262 reais permitido para a fonte. O total de energia vendida dessa fonte foi de 202,1 megawatts médios.

O mercado esperava que pelo menos 500 MW e no máximo 1.000 MW de energia solar fossem viabilizados no leilão, com baixo deságio, diante das incertezas em relação ao fornecimento de equipamentos nacionais e alta do dólar. O país só tem uma fábrica de módulos solares e alguns componentes das usinas são importados. Fabricantes internacionais aguardavam o resultado do leilão para definir se instalarão fábricas no país.

Os parques solares vencedores estão localizados nos Estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará, Paraíba. A Renova Energia está entre as vencedoras, vendendo 21,8 MW médios e 106,9 MW de capacidade instalada de energia a serem gerados por quatro parques solares na Bahia, informou a empresa.

A energia eólica vendeu 333,2 MW médios, no total de 769,1 MW de usinas. O preço médio foi de 142,34 reais por MWh, desconto de 1,15 por cento ante o preço teto permitido de 144 reais. A fonte vendeu energia de 31 projetos na Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. A Renova também vendeu energia eólica de plantas na Bahia: foram 20,9 MW médios e 43,5 MW de capacidade instalada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Termelétricas a biomassa de resíduos sólidos não venderam energia no leilão.

O leilão negociou 15,9 bilhões de reais em contratos de energia, que serão assinados por 20 anos. A energia precisa começar a ser entregue em outubro de 2017.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.