🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Crash nas bolsas globais? JPMorgan prevê queda de até 30% em 2024

Publicado 08.02.2024, 15:51
JPM
-

Investing.com - Os mercados de ações globais enfrentam uma ameaça crescente? Os alertas de especialistas se multiplicam. Agora, os estrategistas de ações do JPMorgan (NYSE:JPM) também fizeram uma projeção. A recente nota da equipe liderada por Eduardo Lecubarri recomenda prudência e traça um cenário pessimista para os próximos meses.

Os estrategistas do banco ressaltam que o atual ciclo de alta dos mercados pode ter chegado ao fim. Em seu relatório atual, eles projetam uma possível queda nas bolsas de 20 a 30% do pico de 2024.

Os especialistas apontam para vários sinais de alerta do mercado, incluindo uma curva de juros invertida, diferenças históricas entre Small Caps e Large Caps, e spreads de juros baixos apesar das elevações agressivas de juros pelos bancos centrais. Esses fatores, somados a balanços corporativos mais frágeis em comparação com o período anterior à crise financeira de 2008, geram preocupações e pedem aos investidores que sejam cautelosos.

"Em nossos 25 anos de carreira, vimos frequentemente os mercados de ações se comportarem de maneira irracional, e esses sempre foram momentos em que era preciso ser prudente, pois 2 + 2 SEMPRE dão 4", afirmam os especialistas do JPMorgan.

Apesar dessas perspectivas pessimistas, o JPMorgan mantém sua avaliação positiva sobre Small Caps, que considera uma oportunidade de investimento mais interessante em comparação com grandes empresas em mercados desenvolvidos fora do Japão. No curto prazo, elas podem ainda ter desempenho inferior, mas no longo prazo, o JPMorgan vê um potencial de alfa de 34 a 59% neste segmento de mercado.

No entanto, os alarmes não soam apenas no JPMorgan. Vincent Mortier, Diretor de Investimentos da Amundi SA, também expressou recentemente sua preocupação. Seus alertas sobre uma possível correção de 20% nos mercados globais reforçam as preocupações existentes. Mortier destaca as avaliações esticadas dos papéis de tecnologia e adverte sobre um possível retorno aos dias sombrios do estouro da bolha da internet.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.