Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

CVM julga Barsi por suposto 'insider trading', entenda

Publicado 26.03.2024, 12:25
© Reuters

Investing.com – O megainvestidor Luiz Barsi Filho, conhecido como “rei dos dividendos”, vai enfrentar um julgamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça-feira, 26, a partir das 15h (horário de Brasília), na sede da autarquia, no Rio de Janeiro. A entidade apura suposta responsabilidade pelo uso de informação privilegiada (insider trading) em ações da Unipar (BVMF:UNIP3) Carbocloro.

A prática de Insider trading envolve negociar ativos diante de fatos importantes que não são de conhecimento público para obter benefícios, o que é considerado infração no mercado de capitais e crime financeiro no Brasil. A relatoria do caso é do diretor Daniel Maeda.

Suposto Insider trading envolve Unipar

A apuração julga negociação anterior à da divulgação de fato relevante por parte da Unipar, em 2 de junho de 2021, que informou sobre acordo de confidencialidade com a Compass Minerals visando analisar informações para uma eventual aquisição de unidades, o que não avançou.

No entanto, antes mesmo da divulgação, os papéis apresentaram forte valorização, o que levou ao questionamento da autarquia sobre movimentações atípicas, ainda que a empresa tenha dito desconhecer os motivos.

Em nota na época, a equipe do investidor apontou que se tratava de “procedimento de apuração, do qual tenho plena convicção que nada de errado foi praticado”.

As operações teriam ocorrido fora do período de silêncio e os valores seriam, na visão de Barsi, “extremamente imateriais perante minha posição e perante o volume médio diário negociado”. Além disso, Barsi alegou que as operações foram exclusivamente de compra, “sem evidência de qualquer venda ou lucro auferido”, destacou na nota à época.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Se for condenado, o bilionário pode ser advertido ou multado em até três vezes o lucro obtido ou perda que teria sido evitada com a operação. Ainda, a penalidade pode chegar a inabilitação.

Amplie seus ganhos com dados completos e estratégias que batem o mercado com o InvestingPro. Para um desconto adicional no preço promocional da plataforma, use o cupom INVESTIR para as assinaturas de 1 e 2 anos do Pro e Pro+

Últimos comentários

CVM é uma autarquia decorativa, assim como a SEC dos EUA é. Se houve ou não houve insider, empre acabaria em nada, basta ver as barbaridades que acontecem nos EUA com políticos do Congresso claramente com atuações no mercado via informações privilegiadas, enriquecendo-se fruto de subterfúgios. A todo momento acompanho as notícias dessas falcatruas executadas por políticos conhecidos dos EUA, em especial uma que comprou NVidia 😏, e lucrou muito acima da média do mercado.Um fenômeno aquela mulher 🫡
Que Deus proteja o Barsi, e os anjos derrotem o encardido.
Barsi disse uma vez por que a CVM e o Governo não investgam as empresas que compram seus próprios papéis para alocação , depois que estamos em alta revendem e assim fazem sempre , na visão de Barsi que está a 5 décadas fo mercado . isso é estelionato e ninguém faz nada . Eu acho que o Barsi não eria jogar fora 50 anos de trabalho assim .
Acredito que seja inocente, mesmo porque na idade e com o patrimônio dele não teria nem lógica se sujar depois de tantos anos investindo.
O problema do barsi é que ele incentiva a um modo de investimento buy and holding, que não gera lucro pras corretoras e nem pros vendedores de curso. Assim ele é perseguido!!
malandro e malandro mane e mane
Deveriam investigar as palestras em frente ao espelho que deram lucros de 9 milhoes insento de IR. Quem deu e ninguem viu? Aduvinhem!
É pura dor de cotovelo, ele sempre deixa claro que suas opiniões não são para comprar ou vender. Ele diz,eu faço assim. Sorry periferia?
CVM: Como assim ele lucrou milhões e nós não ganhamos nenhuma fatia? vamos questionar esse velho safado!
Certeza que muita gente aqui andou vendendo BBSE3 pra comprar CXSE3 à conselho dele. Sinto aroma de manipulação
Enquanto isso ele costura o furo na camisa.
Estou até vendo o Sr. Idoso que não gasta o dinheiro retirar os seus 4 Bi da B3 e ir embora após ser penalizado no julgamento.!!!!!! Papai Noel, o coelhinho da páscoa, conto da carochinha e outros existem.
Presidente do BC também é insider .... O Ipiranga também foi..
Óbvio que este senhor é inocente! (contém ironia)
se todos investirem igual ele a jogatina da bolsa acaba , o jeito é tentar estragar a sua reputação
HCTR comprando dívidas de imóveis dos próprios gestores ninguém investiga né!
Espertinho
isso é um absurdo o maior investidor pessoa física do Brasil ser acusado de crime financeiro a esquerda não pode ver o país e o mercado nacional andar que já dá um jeito de trancar tudo e ainda sai ilesa como se nada tivesse acontecido
CVM é da esquerda...! Muuu
Comentário de economista adolescente de youtube
O Rei disso rei daquilo ele e rei das informações plevilegiada isso sim , que mexe com esta bolsa e so trouxa .
Buffet tbm é, só inocente pra não acreditar
Problema foi ele aparecer D+ agora vão querer tomar tudo que é dele. O que teve de coisa errada entre 2019 a 2023, e CVM nem ligou, o cara que parecia mais honesto, agora vai pagar o pato. Ferri fez o que fez entre 2020 e 2023 e esta de boa CVM nem sabem que ele é.
IRB, Americanas entre outras...isso ninguém investiga! Deixem o Barsi em paz...
Cadê o julgamento do insider trading dos irmãos metralhas Batista no dia do Joesley Day, operaram no contato futuro de dólar e lucraram milhões nesse dia.
esse velho é um pi.la.n.t.ra, só inocentes acreditam que ficou bilionário comprando ações
Oh Loco! Conta uma pilantrage do velho aí pra nóis
Honesto deve ser o Lula em sua visão!!
gado não consegue ficar sem mugir
americanas ninguém investiga né
E aí CVM ? Como fica a situação dos milhares de pequenos investidores lesados por Eike Batista e o trio da 3G ???
Fevereiro 2021, demissão Castelo Branco da PBR. Horas antes da demissão, alguém entra vendido e lucra milhões. CVM abre investigação. Uma semana depois, diretor da CVM é demitido e investigação arquivada... Alguém leva a sério a CVM, hein Jegues????
Esta foi feia mesmo
e o teclado BLOOMBERG do Paulo Guedes dando entrevista em home office durante a pandemia ?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.