Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Cyrela vê estabilidade de margem bruta após alta no final de 2023

Publicado 15.03.2024, 12:07
© Reuters.

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) -A Cyrela (BVMF:CYRE3) não vê perspectiva de melhora da margem bruta, após uma evolução de 2,3 pontos percentuais no indicador no quarto trimestre sobre um ano antes, afirmou o diretor financeiro da companhia, Miguel Mickelberg, nesta sexta-feira.

"Hoje, a gente não está vendo muita perspectiva para melhorar", disse Mickelberg em teleconferência com analistas após a publicação na noite da véspera do resultado da companhia do final do ano passado.

"É claro que sempre podemos ter boas notícias com os lançamentos que vão acontecer, mas hoje a gente imagina que a margem deve ficar mais ou menos por esses patamares (do final do ano passado)", acrescentou o executivo. A margem bruta da companhia nos três últimos meses de 2023 foi de 33,7%.

Analistas do Itaú BBA e BofA (NYSE:BAC) consideraram os resultados da construtora no trimestre como sólidos. A empresa teve alta de 19% no lucro líquido do quarto trimestre.

"O ponto chave a se observar adiante é a margem bruta em meio à difícil precificação do estoque e dificuldade dos consumidores no acesso a financiamentos e de geração de caixa antes da redução das vendas e da intensificação da construção", afirmaram analistas do BofA em relatório.

"Continuamos enxergando um cenário difícil diante do estoque elevado de imóveis de médio e alto padrões e de um pico esperado nas entregas, diante de uma acessibilidade desafiadora", acrescentaram os analistas.

As ações da Cyrela caíam 2,6% às 13h43, enquanto o Ibovespa mostrava recuo de 0,8%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo o Mickelberg, a expectativa da Cyrela era que levasse um pouco mais de tempo para que a margem bruta da companhia alcançasse níveis entre 33% e 34%.

"A gente imaginava que isso aconteceria ao longo de 2024 e aconteceu um pouco antes, no segundo semestre de 2023."

GERAÇÃO DE CAIXA

A construtora teve um consumo de caixa de 94 milhões de reais nos últimos três meses de 2023, ante queima de 54 milhões no mesmo período em 2022. No ano, o consumo foi de 101 milhões de reais, versus geração de 33 milhões em 2022.

"Olhando para 2024, a figura inicial parece um pouco melhor do que 2023, então a gente imagina que deva ter, talvez, caixa 'neutro' ou, eventualmente, ligeiramente positivo, mas não vai ser muito", disse o diretor financeiro.

"Claro que esse número pode variar muito, principalmente em função de aquisição de terrenos", destacou.

O diretor financeiro ainda afirmou que a demanda por mão de obra mostra certa escassez na cidade de São Paulo.

"Eu acho que vai ter mais lançamentos na cidade, então isso pode gerar um novo aperto...É um pouco limitado o quanto você consegue evitar esse tipo de movimento, mas é um tema, sim, que gera alguma preocupação, já estamos monitorando."

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

com a queda dos juros pode melhorar as vendas
Kkkkkk
Já tem vendido doidinho aqui. hahahahaha
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.