🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Duratex não vê queda em preços de painéis de madeira; aumentará exportações

Publicado 15.02.2016, 11:31
© Reuters.  Duratex não vê queda em preços de painéis de madeira; aumentará exportações
DXCO3
-

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de insumos para construção civil Duratex (SA:DTEX3) não vê muito espaço para futuras quedas de preços de painéis de madeira, uma vez que estes já estão em patamares baixos, a menos que haja uma deterioração muito mais acentuada da economia brasileira.

O lucro da companhia caiu 40 por cento no quarto trimestre na comparação anual, influenciado pela piora do segmento, com queda de 20 por cento do volume de vendas de painéis e, por consequência, menor diluição de custos. Na unidade Deca, que fabrica metais e louças sanitárias, o volume avançou 4,9 por cento.

Em teleconferência com analistas nesta segunda-feira, o diretor-presidente da companhia, Antonio Joaquim de Oliveira, afirmou que os preços dos painéis de madeira do tipo MDP estão estabilizados desde novembro, tendo provavelmente atingido um piso. Já os do tipo MDF estão em patamar melhor, mas a empresa também não vê viés de queda.

Em dezembro, a Duratex anunciou a paralisação da produção de painéis na fábrica em Itapetininga, no interior de São Paulo, até que a economia e o mercado interno melhorem..

Nesse contexto, a companhia disse que tem como um dos focos para 2016 o aumento de suas exportações, cujo volume avançou 50 por cento em 2015 sobre 2014.

"As exportações, que já tiveram um significativo aumento de volume... devem continuar nesse mesmo ritmo de crescimento em 2016, minimizando a queda de volume consolidado", disse a empresa em seu balanço trimestral.

O diretor-presidente da Duratex afirmou ainda na teleconferência que a empresa abriu mercados não tradicionais e tem expectativa positiva com a abertura do mercado do Irã, já estando em contato com o país.

Outro foco para este ano é o trabalho para reduzir custos de logística, com a renegociação de rotas, fretes e contratos no mercado interno, disse Oliveira.

A recente queda do preço de energia de curto prazo para o patamar mínimo autorizado não ajuda diretamente a companhia no momento, disse o executivo, uma vez que a Duratex já está 100 por cento contratada.

(Por Priscila Jordão)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.