🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Eletrobras paga R$ 452 mi de dívida com Petrobras na sexta

Publicado 21.08.2014, 20:59
Eletrobras paga R$ 452 mi de dívida com Petrobras na sexta
PBR
-
ELET6
-

SÃO PAULO (Reuters) - A Eletrobras pagará na sexta-feira a dívida de 452 milhões de reais que duas de suas distribuidoras têm com a Petrobras por compra de combustível, de um total de cerca de 7,2 bilhões cobrados pela estatal de petróleo.

Para resolver o restante da dívida, a Eletrobras formou dois grupos de trabalho, disse o diretor financeiro da Eletrobras, Armando Casado de Araújo a jornalistas nesta quinta-feira.

Do volume total da dívida do grupo Eletrobras com a Petrobras, cerca de 1 bilhão serão pagos em 85 parcelas. Outros 1,9 bilhão foram parcelados em 20 vezes, sendo que três parcelas já foram pagas.

A Eletrobras se reunirá com a Petrobras na semana que vem sobre um valor controverso de 1,7 bilhão de reais -- mas essa parte ainda terá também que passar por discussão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ANP.

Isso ocorre porque as discussões sobre a divida passam por diferença do preço do óleo combustível considerados pela ANP e Petrobras, eficiência das usinas, e em ultima instância, a divida pode até sair da responsabilidade da Eletrobras e recair para ser coberta pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

A conta CCC é alimentada por recursos cobrados dos consumidores. Uma necessidade de recursos para cobrir essa dívida com a Petrobras teria que vir de aumento na tarifa de energia ou um aporte do Tesouro Nacional na CCC.

"Tem que ter um reconhecimento desses valores para saber de quem é a dívida. As equipes já estão reunidas, semana que vem tem uma reunião do grupo de trabalho", disse Casado.

Ainda há uma dívida de cerca de 2,5 bilhões de reais da Companhia de Gás do Amazonas (Cigas) por construção do gasoduto e gás no Norte, a qual está sendo discutida por um grupo de trabalho com representantes das empresas.

(Por Anna Flávia Rochas)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.