⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Eletrobras perde prazo para envio de balanço a órgão regulador dos EUA

Publicado 14.05.2015, 21:10
© Reuters.  Eletrobras perde prazo para envio de balanço a órgão regulador dos EUA
ELET6
-

SÃO PAULO (Reuters) - A Eletrobras informou na noite desta quinta-feira que não conseguirá enviar ao órgão regulador dos mercados dos Estados Unidos formulário conhecido como "20-F", relativo a informações financeiras da companhia de 2014, até sexta-feira, diante de problemas gerados pelas investigações da Operação Lava Jato e por auditor da hidrelétrica de Jirau.

Segundo a empresa, o prazo para entrega do documento à Securities and Exchange Comission (SEC) já tinha sido prorrogado de 30 de abril para 15 de maio.

"Neste momento, não é possível indicar uma data específica para o seu arquivamento, estando a administração da companhia empenhada em seu arquivamento o mais breve possível", informou a estatal em comunicado ao mercado.

A estatal já apresentou o balanço do ano passado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil, e programou para a sexta-feira a divulgação de seus números relativos ao primeiro trimestre deste ano.

A SEC exige que todas as empresas estrangeiras que tenham ações negociadas em bolsa nos Estados Unidos apresentem o relatório anual. A disponibilização dos dados costuma ser exigência de contratos com credores.

A situação assemelha-se à da Petrobras, que no final de abril afirmou que vai entregar o formulário 20-F à SEC até 15 de maio, sob risco de ver credores pedirem a antecipação de vencimentos de dívidas.

O atraso no envio da papelada pela Eletrobras à SEC ocorreu porque o auditor da Energia Sustentável do Brasil Participações, responsável pela hidrelétrica de Jirau, não se considerou independente de acordo com as regras norte-americanas, atrasando o balanço de 2014 Eletrobras que deveria incluir os números da usina.

Além disso, a Eletrobras afirmou que o atraso ocorreu por denúncia relacionada à Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Segundo a estatal, a denúncia envolve depoimento do ex-presidente-executivo da Camargo Corrêa, que teria afirmado que consórcio de empresas contratadas para montar a usina nuclear Angra 3 fez pagamentos ao presidente-executivo da subsidiária Eletronuclear.

"Estamos atualmente no processo de contratação de uma empresa independente especializada para conduzir uma investigação externa sobre estas alegações", afirmou a Eletrobras no comunicado ao mercado.

Procurada, a Eletrobras esclareceu que vai entregar até sexta-feira à SEC os números do resultado da empresa no ano passado, mas com uma ressalva de que faltarão ainda informações de gestão relacionadas a Jirau e à Eletronuclear.

(Por Alberto Alerigi Jr., reportagem adicional de Leonardo Goy)

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.