⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Elon Musk abrirá código-fonte de rival do ChatGPT

Publicado 11.03.2024, 09:14
Atualizado 11.03.2024, 13:46

(Reuters) - Elon Musk disse nesta segunda-feira que sua startup de inteligência artificial, a xAI, abrirá o código-fonte do "Grok", concorrente do ChatGPT, nesta semana, dias depois de ter processado a OpenAI acusando a empresa de abandonar sua missão original em favor de um modelo de negócios com fins lucrativos.

Musk cofundou a OpenAI em 2015, mas deixou a empresa atualmente apoiada pela Microsoft (NASDAQ:MSFT) três anos depois.

"Esta semana, a @xAI abrirá o código-fonte do Grok", disse Musk na rede social X.

A medida pode dar ao público acesso gratuito para experimentar o código por trás da tecnologia e alinha a xAI com empresas como Meta e Mistral, ambas com modelos de IA de código aberto.

O Google (NASDAQ:GOOGL) também lançou um modelo de IA chamado Gemma, que os desenvolvedores externos podem moldar de acordo com suas necessidades.

Embora a tecnologia de código aberto possa ajudar a acelerar as inovações, alguns especialistas têm alertado que os modelos de IA de código aberto podem ser usados por terroristas para criação de armas químicas ou até mesmo para o desenvolvimento de uma superinteligência consciente além do controle humano.

© Reuters. Ilustração com o logo da OpenAI
21/02/2023
REUTERS/Dado Ruvic

Musk disse na Cúpula de Segurança de IA do Reino Unido, no ano passado, que quer estabelecer um "árbitro terceirizado" que possa supervisionar as empresas que desenvolvem IA e alertar em caso de preocupações.

Buscando uma alternativa à OpenAI e ao Google, Musk lançou a xAI no ano passado para criar o que ele afirma ser uma "IA de busca máxima da verdade". Em dezembro, a startup lançou o Grok para assinantes da rede social do bilionário.

(Por Gursimran Kaur e Akash Sriram)

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.