Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Em fase de testes, IA da Google detecta doenças pela tosse

Publicado 29.03.2024, 11:00
Atualizado 29.03.2024, 11:00
© Reuters Em fase de testes, IA da Google detecta doenças pela tosse

Pesquisadores da Google (NASDAQ:GOOGL) Research e da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema de inteligência artificial capaz de detectar patologias e hábitos analisando sons como tosses e a respiração de usuários.

O HeAR (Health Acustic Representations) é um mecanismo generativo treinado para analisar clipes de 2 segundos de duração de sons “não-semânticos” –aqueles que não apresentam finalidade comunicacional. Na fase de testes, o software analisou 3 bilhões de vídeos públicos disponibilizados no YouTube. Ao todo, foram cerca de 174 mil horas de gravações estudadas.

Para captar os sons, foram usados 3 aparelhos diferentes para representar 3 modelos de celulares disponíveis no mercado para simular a captação de usuários. Para analisar a robusta base de dados, os pesquisadores desenvolveram um total de 23 marcadores de detecção para a ferramenta.

Os sons foram traduzidos para espectrogramas –gráficos que registram a frequência de cada som e permite que seja identificado a partir das suas particularidades. O HeAR, então, passa a analisar o registro e é treinado para estimar o que vem na sequência com base nos marcadores –molde parecido ao do ChatGPT.

O sistema foi limitado a identificar 3 tipos de resultados previstos em raios-x, doenças como covid-19 e tuberculose, e identificar padrões de comportamento do usuário, como idade, gênero e se ele é fumante.

Ao ser comparado com outros 4 programas de detecção de sons, o HeAR teve o melhor resultado geral de todos eles. Segundo os pesquisadores, os dados são promissores e podem significar um avanço na detecção, acompanhamento e tratamento de doenças respiratórias.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“A classificação da tuberculose a partir dos sons da tosse poderiam ajudar a estratificar o risco dos doentes que necessitam de raios-x ou de mais testes em locais onde esses tipos de exame são escassos ou não estão disponíveis. O potencial para monitorar o funcionamento do pulmão a partir de gravações de áudio de smartphones poderá ajudar a desenvolver ferramentas de rastreio fáceis de usar e os médicos poderão acompanhar mais de perto a evolução dos seus pacientes”, diz trecho do estudo.

O estudo do Hear foi submetido à revista científica Nature e ainda será revisado por uma banca avaliadora. O programa está em fase de testes e não há previsão para se tronar disponível para os usuários.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.