Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Em nova investida, Lula afirma que 'Vale não é dona do Brasil'

Publicado 29.02.2024, 04:30
© Reuters.  Em nova investida, Lula afirma que 'Vale não é dona do Brasil'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Vale (BVMF:VALE3) "não pode pensar que é dona do Brasil" e que "as empresas brasileiras precisam estar de acordo com o entendimento de desenvolvimento do governo brasileiro". As críticas do presidente sugerem que o governo ainda tenta interferir na escolha do presidente da companhia.

Com a fala de Lula, as ações da Vale caíram 1,10% na Bolsa - o índice Ibovespa recuou ontem 1,16%, também em razão da queda das ações da Petrobras (BVMF:PETR4), após declarações do presidente da empresa, Jean Paul Prates, de que será "conservador na remuneração aos acionistas".

SAIBA MAIS: Lula cobra "mais responsabilidade" da Vale e defende alinhamento de empresas a modelo de desenvolvimento

Como mostrou o Estadão, a ingerência do governo na sucessão da mineradora gerou uma divisão entre os acionistas da companhia, que paralisou a decisão sobre quem vai presidir a Vale.

A última reunião do conselho de administração da companhia para discutir o tema, na quinta-feira, 22, foi inconclusiva. Acionistas estrangeiros são os que mais têm resistido às investidas do Planalto, que desde o ano passado manobra para colocar o ex-ministro Guido Mantega no comando da empresa.

"Não é o Brasil que é da Vale, é a Vale que é do Brasil", disse Lula em entrevista à RedeTV!, nesta quarta, 28, antes de o presidente embarcar para a Caricom, reunião do bloco de países caribenhos, na Guiana.

Na entrevista, Lula foi questionado sobre a sucessão na Vale e a tentativa de emplacar Mantega na presidência da empresa. Disse que não discute o assunto, mas a "questão mineral" do Brasil.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Lula mencionou acidentes causados por unidades da Vale, como o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), e disse que a empresa precisa ter responsabilidade. Em janeiro, Lula já havia criticado a empresa citando o mesmo caso. Na ocasião, ele afirmara que a Vale "nada fez para reparar a destruição causada". O presidente disse ainda que a empresa tem vendido mais ativos do que minério de ferro. "O potencial do Brasil tem de ser explorado, e a Vale não pode ter monopólio."

Divisão

Na reunião do conselho semana passada, seis membros, de um total de 13, votaram pela troca do atual presidente, Eduardo Bartolomeo. O grupo inclui representantes da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do BB (BVMF:BBAS3), por meio do qual o governo exerce influência na empresa; da Bradespar (BVMF:BRAP4), o braço de investimentos do Bradesco (BVMF:BBDC4); o representante dos funcionários na companhia e minoritários brasileiros. Na outra ponta, ficaram os sócios estrangeiros e independentes, que tentam evitar maior influência do governo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimos comentários

o thug falou com o espelho como de costume.
E o Lula não é o Rei do Brasil, tem de se lembrar que “ganhou” por uma diferença mínima e com o apoio de gente que nunca mais irá votar nele novamente
precisa indicar a fonte... urnas do PTSE
SETE BRASIL exemplo do DESENVOLVIMENTISMO do GOVERNO LULA se AFUNDA na CORRUPÇÃO e DECRETA FALÊNCIA.
justo agora que o painho tá reativando as empreiteiras???
É isto aí lulle, estatiza ela, mostra quem manda no Brasil aí i vai chover investimentos externos. 😂😂😂
A situação do Brasil ta tão crítica que já não sei dizer se seu comentário é ironia ou quis dizer isso mesmo
Basta olhar a cara do sujeito para concluir que não é capaz de administrar nem um engenho de pinga artesanal, mas insiste em querer dominar as poucas boas empresas que sobrevivem no pais e na manipulada Bovespa.
Como dizia o Geraldo Alckmin,o ladrão sempre volta a cena do crime.foi a única verdade do merendeiro
A canja gastanja que é
Tática para tentar convencer a opinião pública que o governo precisa assumir a Vale. Esse Lula não tem um pingo de vergonha na cara.
interna esse maluco!
Saquearam a Oi, Petrobras, Odebrecht, etc... Agora querem a Vale.
depois de .. o petróleo é nosso (do PT).. agora vem novo lema... o minério é nosso... por isso o #PNG não vai sossegar enquanto não colocar um substituto para o Manteiga... quem vai organizar os esquemas??? como ficam as empreiteiras???
Os PIRATAS estão investindo contra empresas privadas agora. Vão saquear tudo que conseguirem.
Uma vez ladrão sempre ladrão
o que dizer de quem se aproprio de joias doadas ao Brasil. Qual o lema mesmo????
O que esperar de um sindicalista? Nada a não ser a contrapartida.
Esse câncer que apossou da presidência do Brasil, só pensa em tirar vantagens das grandes empresas!
O bandido só fala besteira. Não é nenhuma novidade , se tratando de quem é.
nas mãos do PT até o São Francisco seca...
Uma das maiores mineradoras do mundo que destrói MG e fica por isso mesmo....kkkkk
o PT destruindo o Brasil e ainda tá arrotando por aí....
Velho gaga do baralhoooo kkkkk
Só falou verdades! L 🇧🇷 !
Canalha!
esse minoritário deveria calar a boca até pelo menos final de 2026...
Esse cidadão não tem noção. Quer Realmente vingança e destruir o setor produtivo.
Resumo da história: qualquer empresa, mídia ou parlamentar que não se curvar ao governo atual será incessantemente perseguido. DE MO CRA CIA.
Até a BRADESPAR (Bradesco) está do lado do molusco? brincadeira....os bancos adoram o molusco, pois ganham muito com ele no poder. O molusco incentiva a população a se endividar atraves de emprestimos bancarios e quem ganha com isso? Os banqueiros é lógico...
Maior empresa privada do país novamente sendo atacada pelos aloprados…como a Petrobrás ontem…será q estes comentários não são para derrubar as ações para os companheiros comprar? CVM??? Em um país normal isto não existe
Realmente, parecem comentários fabricados pra ganhar em short/put e depois entrar comprado.
Eles NUNCA compram. Eles VENDEM opções e derrubam o papel. Simples assim.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.