As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Embraer avança em estudos para aviões elétricos e híbridos de até 30 lugares

Publicado 05.12.2022, 14:30
Atualizado 05.12.2022, 15:15
© Reuters.
EMBR3
-

SÃO PAULO (Reuters) - A Embraer (BVMF:EMBR3) anunciou nesta segunda-feira que está estudando propostas para aeronaves comerciais com propulsão híbrida e elétrica capazes de transportar entre 19 e 30 passageiros, com expectativa de que a tecnologia ficará pronta a partir de 2030.

Os estudos envolvem uma aeronave com propulsão híbrida-elétrica paralela que seria capaz de reduzir emissões de gás carbônico em até 90% por meio de combustível sustentável de aviação, conhecido pela siga em inglês SAF e produzido a partir de óleos de origem orgânica ou resíduos agrícolas e florestais. A aeronave teria motores traseiros.

A Embraer anunciou no ano passado estudos envolvendo uma aeronave híbrida, mas na época o trabalho envolvia uma com capacidade para nove passageiros e agora a empresa trabalha em versões com 19 a 30 lugares.

Também em 2021, a companhia anunciou uma aeronave elétrica movida a hidrogênio, com capacidade para 19 lugares. Agora, os estudos avançaram para uma versão de 30 lugares do modelo movido por célula de combustível, que teria emissão zero de CO2 e motores elétricos na traseira. A expectativa da companhia é que a tecnologia fique pronta em 2035.

A companhia afirmou que as arquiteturas e tecnologias estão sendo avaliadas quanto à viabilidade técnica e comercial.

"Os aviões de 19 e 30 lugares são pontos de partida mais adequados para estudos focados, uma vez que devem apresentar prontidão técnica e econômica mais cedo", disse Luis Carlos Affonso, vice-presidente sênior de engenharia, tecnologia e estratégia da Embraer, em comunicado à imprensa.

© Reuters. Embraer revela seu novo jato regional E-175, em São José dos Campos,  São Paulo. 12/03/2014.  REUTERS/Paulo Whitaker/File Phot

Segundo ele, em menos de 25 anos, os aviões comerciais da Embraer "já reduziram o consumo de combustível e as emissões de CO2 em quase 50% com base na relação assento por milha percorrida, usando apenas combustíveis convencionais e propulsão".

Paralelamente, a Eve, controlada pela Embraer, desenvolve aeronaves de transporte urbano que podem pousar e decolar verticalmente e são capazes de transportar 5 pessoas, incluindo o piloto, ou seis na versão autônoma.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.