Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Emissora dos Jogos Olímpicos adota IA, mas segue cautelosa com deepfakes

Publicado 19.04.2024, 14:50
© Reuters. Integrante da Guarda Republicana Francesa ao lado da bandeira dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na entrada do Palácio do Eliseu, em Paris, França
24/01/2024
REUTERS/Stephanie Lecocq

Por Richa Naidu

LONDRES (Reuters) - Como parte de um esforço do Comitê Olímpico Internacional para adotar a inteligência artificial (IA) em Paris, a emissora dos Jogos está intensificando o uso da tecnologia, mas sem abandonar preocupações com o risco de "deepfakes".

A Olympic Broadcasting Services (OBS), responsável pela cobertura televisiva, radiofônica e digital ao vivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos depois vendida aos clientes, começou a usar a IA nos Jogos de Inverno de PyeongChang em 2018.

"Em Paris, levaremos isso a um nível completamente diferente", disse nesta sexta-feira Yiannis Exarchos, executivo-chefe da OBS à Reuters em um evento em Londres sobre o papel da IA nos Jogos de Paris 2024.

"Há uma variedade de aplicações, principalmente relacionadas ao aprimoramento da experiência do espectador, mas também à criação de eficiências significativas na forma como operamos."

Exarchos disse que a OBS fez uma parceria com a gigante chinesa do varejo e patrocinadora olímpica Alibaba (NYSE:BABA) para usar IA para replays em 360 graus.

A OBS também está trabalhando com a relojoaria suíça Omega, cronometrista oficial dos Jogos de Paris, para "dados aprimorados... sejam explicações adicionais geradas por IA ou acompanhamento de atletas".

A OBS também trabalha com a fabricante de chips Intel (NASDAQ:INTC) para gerar destaques rápidos originados por IA.

"As Olimpíadas têm uma enorme quantidade de conteúdo, portanto nossas emissoras poderão gerar destaques muito, muito rápidos de diferentes eventos por país, por atleta, por esporte, por humor e personalizar a experiência para o público, seja na televisão tradicional ou nas redes sociais", disse Exarchos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

À medida que o uso da IA expande-se globalmente, também cresce a tecnologia conhecida como deepfake. 

Deepfakes são mídias artificiais em que uma pessoa em uma imagem ou vídeo existente é substituída por outra pessoa (virtual) usando técnicas de IA. Em geral, são extremamente realistas, dificultando a distinção entre a mídia real e a manipulada.

Isso pode e tem levado a falsificação de identidade, fraude, chantagem e disseminação de desinformação e propaganda.

Questionado se o aprimoramento de vídeos poderia levar a falsificações, o executivo-chefe disse estar muito preocupado com a "adulteração da realidade" e que está concentrado na proteção contra deepfakes.

"Precisamos proteger totalmente a integridade da competição... isso seria um risco para os esportes", disse Exarchos, que dirige a OBS desde 2012.

Os clientes de transmissão do serviço incluem algumas das maiores empresas de mídia do mundo, inclusive a NBC.

"Eles (os clientes da OBS) reconhecem que esse risco existe... estão tomando uma série de medidas para proteger o conteúdo olímpico de qualquer possibilidade do tipo", acrescentou.

"As preocupações dos torcedores são muito legítimas. Acredito muito nas possibilidades da tecnologia, mas justamente por entender como a tecnologia pode estar errada, acho que todos nós precisamos estar atentos. Precisamos recorrer a fontes confiáveis para obter nossas informações."

"Nas Olimpíadas, protegemos totalmente a autenticidade do vídeo, portanto não o adulteramos", disse Exarchos, acrescentando que a proteção e o gerenciamento do conteúdo de propriedade do COI são "de extrema importância".

(Reportagem de Richa Naidu)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.