Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Enel avalia aporte para solucionar passivo da Eletropaulo com fundo de pensão

Publicado 06.03.2019, 12:20
Atualizado 06.03.2019, 12:25
© Reuters. .

SÃO PAULO (Reuters) - A Enel Distribuição São Paulo (ex-Eletropaulo) (SA:ELPL3) informou que sua controladora Enel (MI:ENEI) avalia utilizar parte dos recursos obtidos com um processo de capitalização em curso para buscar uma solução total ou parcial para o déficit atuarial do fundo de pensão patrocinado pela empresa.

A Enel Américas (SN:ENAM) anunciou em 27 de fevereiro uma proposta de aumento de capital de até 3,5 bilhões de dólares, dos quais até 850 milhões seriam utilizados para reestruturação dos fundos de pensão "e outras contingências no Brasil".

Em comunicado nesta quarta-feira, a Enel São Paulo disse que o objetivo desse aporte seria "apoiar estruturas ou mecanismo, ora em estudo, para mitigação dos riscos do passivo e possível solução (total ou parcial) do déficit atuarial de fundo de pensão patrocinado pela companhia".

A elétrica ressaltou ainda que o objetivo já foi sinalizado publicamente pela subsidiária Enel Américas, sua controladora indireta, e que a operação ainda está sujeita a aprovações societárias.

"A companhia esclarece que está avaliando tais estruturas e mecanismos à luz da regulamentação vigente, e que a sua adoção dependerá de decisões em instâncias técnicas, acordos entre as partes envolvidas e de aprovações dos órgãos reguladores competentes, bem como aprovações societárias", explicou.

O grupo italiano Enel fechou a aquisição da Eletropaulo em junho do ano passado, após uma guerra de ofertas com os espanhóis da Iberdrola (MC:IBE).

Em material sobre sua capitalização divulgado anteriormente, a Enel disse que até 2,65 bilhões de dólares dos recursos obtidos com a operação seriam utilizados para um aumento de capital ou empréstimo à Enel Brasil para que a companhia pague débitos adquiridos junto à Enel Finance International quando da aquisição da Eletropaulo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A empresa também apontou que sua estratégia de crescimento avaliará oportunidades-chave, como a tendência de consolidação no setor elétrico do Brasil e a existência de diversas distribuidoras de energia no país a preços atrativos e que exigiriam trabalhos de reestruturação operacional e financeira.

(Por Luciano Costa)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.