Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Enel quer reorganizar unidade chilena Enersis para acelerar investimentos, diz CEO

Publicado 14.11.2014, 09:56
Enel quer reorganizar unidade chilena Enersis para acelerar investimentos, diz CEO

SANTIAGO (Reuters) - A companhia elétrica italiana Enel buscará uma eficiência maior em sua unidade de investimento na América Latina, a Enersis, para conseguir economias milionárias que a ajudem a elevar suas apostas nos negócios de distribuição e energias renováveis, disse na quinta-feira o presidente-executivo da companhia, Francesco Starace.

O executivo, que assumiu o cargo em maio, busca uma forte expansão dos negócios do grupo na América do Sul e em mercados emergentes, diante da demanda fraca por serviços de energia na Europa.

Nos últimos anos, a Enel vem realizando uma série de operações para ter o controle direto de suas unidades latino-americanas, que antes administrava por meio de sua filial espanhola Endesa, num momento em que a empresa italiana busca diminuir seu grande endividamento.

Agora, o plano é avaliar opções diferentes que permitam racionalizar a organização do grupo chileno Enersis e suas unidades de operação na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, para assim otimizar o valor de seus investimentos.

"Temos que construir uma nova Enersis, com foco mais forte na eficiência de suas operações, na oportunidade de crescimento que vamos ter nos próximos anos e em simplificar a estrutura societária que temos sob a Enersis", disse Starace a jornalistas em Santiago.

A Enersis participa do negócio de geração, transmissão e distribuição de energia, com mais de 80 empresas ligadas e uma desafiadora estrutura de controle, "um sudoku de combinações muito complexas ... que paralisam muitas das atividades de desenvolvimento", disse o executivo italiano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Starace adiantou que até a primeira metade do ano que vem o foco estará na simplificação da estrutura organizacional das unidades do Chile e do Brasil, e no segundo semestre uma tarefa similar será feita principalmente na Colômbia e no Peru.

"Veremos se ao final de 2015 teremos uma organização mais simples", estimou o chefe da Enel.

Isso poderia gerar eficiências que poderiam promover uma economia de entre 10 a 20 por cento dos gastos de capital da Enersis, ou seja, até cerca de um 1 bilhão de euros de seu plano de investimentos atual.

(Por Antonio De la Jara e Rosalba O'Brien)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.