Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Energia solar "por assinatura" vira alvo do TCU; setor defende legalidade do modelo

Publicado 20.03.2024, 13:43
Atualizado 20.03.2024, 18:46
© Reuters. Técnico instala painel solar
6/06/2023
REUTERS/Anna Gordon

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A oferta de energia solar "por assinatura", que começou a se popularizar no Brasil nos últimos anos, entrou na mira do Tribunal de Contas da União (TCU), que disse ver indícios de venda ilegal de energia a consumidores regulados sob os moldes da geração distribuída compartilhada.

A análise de unidade de auditoria do TCU aponta possíveis irregularidades no modelo de negócio de "energia por assinatura", praticado inclusive por grandes grupos do setor elétrico, com consequente aumento de custos para os milhões de consumidores cativos que não usufruem desse serviço.

A visão foi rebatida nesta quarta-feira pelas associações de energia solar Absolar e de geração distribuída ABGD, que defenderam a legalidade do modelo, considerado por elas benéfico para a democratização do acesso à energia solar a todos os consumidores brasileiros.

O debate surgiu no âmbito do TCU por meio de uma representação da AudElétrica, unidade de auditoria especializada em energia. Na semana passada, o ministro relator, Antonio Anastasia, determinou que a agência reguladora Aneel seja ouvida sobre os indícios de irregularidades apontados pelo órgão.

O alvo do TCU é a geração distribuída compartilhada, modalidade que está prevista em lei e vem ajudando a popularizar a fonte solar no Brasil. Nesse modelo, o consumidor não precisa instalar painéis solares no próprio ponto de consumo: ele compra cotas de uma fazenda solar remota e, por meio de um sistema de compensação, consegue descontos em sua tarifa.

Segundo a auditoria do TCU, há indícios de que empresas atuantes nesse segmento estão mascarando a comercialização de energia a consumidores cativos, o que seria ilegal. Pela lei, os consumidores regulados, como residências e pequenos comércio, não podem escolher seu fornecedor de energia, estando obrigatoriamente vinculados à distribuidora local.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O relatório do órgão cita a oferta de "energia por assinatura" por grandes companhias do setor elétrico brasileiro, como Cemig (BVMF:CMIG4), Equatorial, Energisa (BVMF:ENGI11) e EDP (BVMF:ENBR3). Esses grupos operam também na distribuição de energia, o que implicaria, conforme a auditoria, "potencial conflito de interesses".

Outro ponto levantado é que as empresas estariam se beneficiando de parte dos subsídios obtidos com os projetos de geração compartilhada.

"Ressalta-se que se um consumidor que instala a própria MMGD (geração distribuída) consegue descontos de até 90% e de que em média as empresas de assinatura oferecem um desconto em torno de 10% ou 15%, portanto, boa parte do desconto possível está sendo capturado pelos grupos que realizaram o investimento e que captaram os clientes para a empresa de assinatura."

Ainda segundo a auditoria do TCU, as empresas estão desvirtuando a figura das cooperativas e consórcios prevista na lei para a geração distribuída compartilhada. A avaliação é que "prescrições contratuais deturpariam a participação dos membros nestas associações, tornando-os meros consumidores."

"Assim, tais estruturas... ao almejarem o lucro, estão apenas se revestindo do manto jurídico das cooperativas sem ser uma verdadeira cooperativa... Em outras palavras, podem estar utilizando de um arranjo legal para realizar venda deliberada de energia, aproveitando-se dos subsídios da MMGD, previstos apenas para uso próprio."

A Absolar reforçou nesta quarta-feira sua convicção na geração distribuída compartilhada, dizendo que a modalidade tem recebido reiteradas manifestações de amparo e apoio pela Aneel desde a sua instituição, em 2015.

"A democratização do acesso às energias limpas pelos modelos geração compartilhada permite ainda que mais consumidores participem ativamente do processo essencial e necessário de transição energética no país", disse, em nota.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A entidade defendeu ainda que eventuais práticas indevidas são minoria e devem ser fiscalizadas e corrigidas, mas "não podem ser utilizadas como justificativa para tentar restringir a possibilidade do consumidor brasileiro de acessar uma energia limpa e que traz alívio na sua conta de luz."

Carlos Evangelista, presidente da ABGD, foi na mesma linha e avaliou que o modelo de geração compartilhada, além de estar fundamentado em lei, é "o mais democrático que existe", por permitir que consumidores de todos os tipos consigam descontos de 15% em média, sem precisar investir recursos próprios nos sistemas de geração.

"É claro, provavelmente existem algumas comunicações, algumas propagandas e talvez até modelo que possam estar irregulares... Se isso existir, com certeza é minoria absoluta, a maioria está dentro dos conformes."

A geração compartilhada tem sido um importante vetor de crescimento da energia solar no Brasil. Segundo dados da Aneel, os projetos do tipo já somam potência instalada de 6,5 gigawatts (GW) --25% da capacidade total da geração distribuída no país--, com 1,4 milhão de unidades consumidoras beneficiadas.

Pelos cálculos do TCU com base em dados da Aneel, os subsídios à geração compartilhada chegaram a 1,8 bilhão de reais em 2023.

Procurada, a Aneel disse que aguarda a notificação oficial a respeito.

O Grupo Energisa reiterou que segue a legislação e regulamentação vigentes, e que contribuiu para a tomada de subsídio aberta pela Aneel sobre o assunto.

A Cemig afirmou que monitora a análise do TCU sobre o tema. A Equatorial Energia (BVMF:EQTL3) também disse que acompanha o caso, aguarda avaliação do órgão regulador e que "cumpre a legislação do setor e preza pelas práticas comerciais que observem a aderência regulatória".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Neoenergia (BVMF:NEOE3) esclareceu que não tem ativos de geração compartilhada em seu portfólio. A companhia lembrou que anunciou recentemente uma parceria para ingressar no mercado de geração distribuída e reforçou seu compromisso de atuar "sempre de acordo com as regras do setor". Também comentou que, em seu entendimento, "a questão dos subsídios deve ser devidamente endereçada".

A EDP afirmou que não vai comentar o assunto.

Últimos comentários

O L querendo meter a mão em mais um benefício conquistado pelo povo. Será um retrocesso com relação ao mundo essa perceguição do TCU
se fosse vcs,patriotas, já teria me mudado pra Argentina! lá é lindo!!
TCU serve para fiscalizar os malandros, e ser criticado por ignorantes.
Sempre assim, arrumam um jeito para nos roubar, igual as operadoras queriam limitar a banda larga e cobrar por excedido e a pr0st1tuta da anatel ajudando.
Não bastasse a dit@dur@ judicial que vivemos, ainda temos que aturar essa constante intromissão do Estado na área privada. Alguém acha que o Brasil é realmente capitalista? Isso não é regulação, é controle, é lobby, é pires na mão!!!
Mas deixa eu te perguntar uma coisa !! O sistema eletrico da região tem um custo nao acha ? Fios, Postes Quem vc acha que tem obrigação de cuidar? Não existem inocentes… no final eles querem FUDER O CONSUMIDOR
TCU deixa que mercadovse ajustar. Oh, instituicãozinha cara, ineficaz e desnecessária. TCUs , TCEs não servem ora absolutamente pra NADA!
Resumindo, BozoLadrão cavou a cova da Energia Solar criando imposto sobre o sol de até 60%. Luladrão dar um empurranzinho e enterrar de vez.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.