Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Energias do Brasil tem salto no lucro com ganho regulatório e aumento de tarifas

Publicado 02.03.2015, 19:48
© Reuters.  Energias do Brasil tem salto no lucro com ganho regulatório e aumento de tarifas

SÃO PAULO (Reuters) - A Energias do Brasil divulgou nesta segunda-feira lucro líquido de 317,3 milhões de reais para o quarto trimestre, um salto sobre o resultado obtido um ano antes, impulsionado por ganhos regulatórios e aumento de preços de energia e apesar de forte aumento de gastos não gerenciados pela empresa.

A companhia apurou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 760,3 milhões de reais, valor mais que três vezes o obtido um ano antes. No período, a margem passou de 13,8 para 27,6 por cento.

Segundo a Energias do Brasil, contratos de concessão aditados com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) produziram um registro de 599,4 milhões na receita operacional do quarto trimestre.

A receita de venda de energia no mercado cativo da companhia atingiu 1,043 bilhão de reais nos últimos três meses de 2014, aumento de 20,2 por cento sobre um ano antes, reflexo do aumento das tarifas aplicadas no reajuste tarifário anual.

O cenário de excassez de chuvas, baixo nível de reservatórios de hidrelétricas e acionamento contínuo da maior parte do parque termoelétrico do país tem gerado custos crescentes às empresas do setor.

No caso da Energias do Brasil, os gastos "não gerenciáveis", referentes a itens como custos com compra de energia e encargos do uso da rede elétrica, aumentaram 41 por cento no quarto trimestre sobre o mesmo período de 2013, para 1,68 bilhão de reais. Somente a energia comprada para revenda pela empresa somou 1,548 bilhão de reais, salto de 40,7 por cento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A companhia encerrou 2014 com dívida líquida de 2,53 bilhões de reais, incremento de 3,2 por cento sobre 2013.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.