Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Entidade empresarial pede arbitragem contra Americanas e acionistas de referência

Publicado 25.04.2024, 07:52
© Reuters

SÃO PAULO (Reuters) -O Instituto Ibero-Americano da Empresa fez um pedido de arbitragem contra a Americanas e seus acionistas de referência, o trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira e citou que a demanda pode chegar a 20 bilhões de reais.

O pedido de arbitragem foi feito na Câmara de Arbitragem do Mercado da B3 (BVMF:B3SA3), afirmou a Americanas nesta quinta-feira, citando que ele busca a condenação da empresa e do trio por acusações que incluem violação de deveres fiduciários e prejuízos relacionados ao preço das ações da companhia.

A entidade também busca na arbitragem indenização dos acionistas da Lojas Americanas SA (BVMF:AMER3) "por alegados prejuízos causados no contexto da combinação de negócios entre a Lasa e a B2W, e condenação dos acionistas de referência a indenizar a Americanas por alegados danos sofridos com a fraude em sua contabilidade".

O instituto afirmou em comunicado separado que, para garantir a indenização, reuniu cerca de 500 investidores que, "pessoalmente e por seu próprio direito", processarão a Americanas por meio de nova arbitragem a ser apresentada. Entre eles, há pequenos investidores, fundos de pensão e fundos de investimentos, afirmou a entidade empresarial.

O presidente do instituto, Eduardo Silva, afirmou no comunicado que as ações da Americanas eram cotadas em torno de 11 reais cada antes da revelação de inconsistências contábeis em seu balanço no início de 2023, e que atualmente o valor é próximo de 0,50 real.

"Talvez o preço de hoje seja mais próximo do valor real. E isso impõe indenização", afirmou Silva em nota.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O instituto tem casos envolvendo empresas como Oi (BVMF:OIBR3), Natura (BVMF:NTCO3), CVC (BVMF:CVCB3) e IRB (BVMF:IRBR3), em que busca ressarcimento de prejuízos sofridos por acionistas minoritários, segundo informações da entidade.

(Por Patricia Vilas Boas, edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.