🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

ENTREVISTA-China Three Gorges mira eólicas e solares no Brasil após comprar hidrelétricas

Publicado 05.07.2016, 18:40
Atualizado 05.07.2016, 18:50
© Reuters.  ENTREVISTA-China Three Gorges mira eólicas e solares no Brasil após comprar hidrelétricas
PBR
-
CPL_old
-
ELET3
-
ENBR3
-
RNEW11
-
EGIE3
-
CESP5
-
CIG
-

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica estatal chinesa China Three Gorges (CTG), que nos últimos anos investiu mais de 15 bilhões de reais em hidrelétricas no Brasil, prepara-se agora para em usinas eólicas e solares, afirmou à Reuters o presidente da companhia no país.

A elétrica, que abriu escritório no país em 2013, tem avaliado diversas oportunidades de aquisição no mercado brasileiro e pode fechar algum negócio para estrear nessas novas fontes renováveis em até um ano.

As aquisições têm sido o caminho preferencial para a expansão dos chineses no Brasil, que inclui até o momento a compra de participação em hidrelétricas e eólicas da EDP (SA:ENBR3) Energias do Brasil e de duas usinas hídricas da Triunfo, além das hidrelétricas assumidas neste mês, que pertenciam à Cesp (SA:CESP5).

"Nos primeiros dois anos nosso foco tem sido mais hidrelétricas, mas no futuro nós podemos começar a ter um pouco mais de renováveis... temos olhado as renováveis mais seriamente, e até que possamos fechar alguma coisa deve levar algo entre seis meses e um ano", afirmou Li Yinsheng, que comanda a CTG no Brasil.

A gigante chinesa foi apontada recentemente como uma das interessadas em adquirir uma fatia na Renova Energia (SA:RNEW11), braço de investimento em renováveis da mineira Cemig (SA:CMIG4) que tem procurado um novo sócio.

Li não quis comentar nenhuma transação específica, mas disse que a empresa avalia "diferentes oportunidades" no país por meio de uma equipe especializada em fusões e aquisições.

No longo prazo, no entanto, a China Three Gorges também pretende desenvolver projetos próprios no Brasil a partir do zero, ao invés de focar o crescimento apenas em compras de ativos.

"Desse jeito podemos criar mais valor e criar mais empregos", disse Li.

Questionado sobre o ritmo dos investimentos no país, o executivo disse não haver uma meta em valores ou capacidade instalada, com a expansão sendo guiada pelas oportunidades.

"Não temos um número definido... temos que ter um bom perfil entre risco e retorno", disse.

O executivo também preferiu não comentar se os ativos brasileiros estão baratos para os chineses no atual momento de crise. "Não podemos dizer que esse é um bom ou mau preço, o preço é estabelecido pelo mercado".

Além da Three Gorges, outra chinesa que tem marcado presença no mercado brasileiro é a State Grid, que estreou no país em 2011, também por meio de aquisições.

Na semana passada, a companhia anunciou a compra da fatia de 23 por cento da Camargo Corrêa na CPFL Energia (SA:CPFE3), em um negócio avaliado em 5,8 bilhões de reais. O valor, no entanto, pode ser bem maior se os demais acionistas da companhia também decidirem vender suas participações no negócio. [nL1N19N28K]

HIDRELÉTRICAS DE LEILÃO

A Three Gorges assumiu na semana passada a operação de duas hidrelétricas da Cesp que somam cerca de 5 gigawatts em potência e tornou-se assim a sétima maior geradora do Brasil, com quase 6 gigawatts em operação.

A empresa fica atrás apenas de subsidiárias da estatal federal Eletrobras (SA:ELET3), da privada Tractebel (SA:TBLE3), controlada pela francesa Engie, e da também estatal Petrobras (SA:PETR4), segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"Foi um bom negócio", afirmou Li sobre a compra dos direitos sobre as usinas da Cesp, que foram licitadas pelo governo federal após o final de suas concessões. O negócio envolveu 13,8 bilhões de reais.

Neste ano o governo deve realizar mais um leilão desse tipo, que deverá oferecer mais de 2 gigawatts em hidrelétricas já em operação. [nL1N19Q0IS]

Questionado sobre o interesse no certame, Li disse é cedo para falar do assunto e que a empresa irá avaliar a participação assim que forem definidas regras e usinas que serão oferecidas.

Responsável pela construção da maior hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, a usina chinesa de Três Gargantas, a Three Gorges teve receita operacional de 10,12 bilhões de dólares em 2015, com lucro de 4,6 bilhões de dólares.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.