As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Escoamento de safra recorde melhora resultado da Rumo no 4º tri

Publicado 27.02.2018, 20:40
Escoamento de safra recorde melhora resultado da Rumo no 4º tri
ZS
-
ZC
-
RAIL3
-

SÃO PAULO (Reuters) - O escoamento de uma safra recorde de grãos como milho e arroz deu um impulso ao resultado operacional da Rumo (SA:RAIL3), mas não a ponto de impedir a empresa de concessões de logística fechasse o quarto trimestre com prejuízo.

A companhia anunciou nesta terça-feira que teve prejuízo líquido de 57,4 milhões de reais no período, perda 87,4 por cento menor do que em igual etapa de 2016.

O resultado operacional da companhia medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) somou 730,4 milhões de reais entre outubro e dezembro, alta de 110 por cento na comparação anual. A margem Ebitda cresceu 11,6 pontos percentuais, para 45,9 por cento.

A Rumo atribuiu a evolução a melhorias operacionais e expansão da capacidade, o que lhe permitiu captar maiores volumes de carga, diluindo custos, inclusive com redução expressiva no consumo de diesel.

A empresa admitiu, no entanto, que o avanço também refletiu a fraca base de comparação de 2016, ano de quebra de safra.

"O quarto trimestre foi beneficiado pela demanda por transporte de grãos, uma vez que as fortes safras de soja e milho estenderam as exportações até o final do ano", afirmou a Rumo no relatório.

O volume transportado pela malha da empresa deu um salto de 79 por cento no trimestre, para 13,35 bilhões de TKU. Isso ajudou a receita líquida da empresa a subir 56,9 por cento, a 1,59 bilhão de reais.

A alavancagem financeira da empresa, medida pela dívida líquida em relação ao Ebitda caiu para 2,6 vezes no fim de 2017, ante 4 vezes em setembro e 4,4 vezes no final de 2016.

(Por Aluísio Alves)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.