Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Euro sobe para máxima de uma semana, apesar de temores de recessão

Publicado 21.01.2021, 16:38
© Reuters.

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - O euro subiu para a maior alta de uma semana em relação ao dólar, mesmo com a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, alimentando temores de que a zona do euro está preparada para uma dupla recessão, com a pandemia devastando as economias do bloco.

O par EUR/USD subiu 0,47% para US$ 1,2161.

O BCE deixou suas taxas de juros inalteradas e manteve seu ritmo atual de compra de títulos na quinta-feira. Mas Lagarde sugeriu que as restrições prolongadas para conter o coronavírus em todo o bloco provavelmente fizeram com que o crescimento da zona do euro caísse novamente no último trimestre de 2020.

"Os riscos em torno da perspectiva de crescimento da zona do euro permanecem inclinados para o lado negativo, mas menos pronunciados", disse Lagarde. Ainda assim, havia motivos para otimismo com o lançamento de vacinas, que começou em final de dezembro, que “permite uma maior confiança na resolução da crise de saúde”, acrescentou.

O Banco Central Europeu também sinalizou que pode não precisar de todo o seu programa de compra de emergência para apoiar a recuperação, embora tenha acrescentado que o programa poderia ser aumentado para garantir que a economia da zona do euro permaneça bem financiada. 

Lagarde, no entanto, não entrou em detalhes sobre como avaliaria se as condições de financiamento eram favoráveis, dizendo que o banco central adotaria uma "abordagem holística".

Alguns analistas, porém, acreditam que o banco central se concentrará principalmente em conter o aumento do rendimento dos títulos soberanos em países do bloco com altos níveis de dívida, como a Itália.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"[O] BCE provavelmente está preocupado principalmente em limitar os spreads de rendimento dos títulos de países altamente endividados", disse o Commerzbank, acrescentando que provavelmente o faria por meio da compra de títulos.

Lagarde, no entanto, ressaltou que o banco não está procurando conter os spreads de rendimento de títulos de alguns governos. "Não estamos presos a nenhum rendimento específico, levamos em consideração vários indicadores relacionados ao financiamento da economia."

Os rendimentos dos títulos italianos ampliaram os ganhos para terminar o dia em máximas de sete semanas.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.