Euro sobe para máxima de uma semana, apesar de temores de recessão

Euro sobe para máxima de uma semana, apesar de temores de recessão

Investing.com  | 21.01.2021 16:52

Euro sobe para máxima de uma semana, apesar de temores de recessão

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - O euro subiu para a maior alta de uma semana em relação ao dólar, mesmo com a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, alimentando temores de que a zona do euro está preparada para uma dupla recessão, com a pandemia devastando as economias do bloco.

O par EUR/USD subiu 0,47% para US$ 1,2161.

O BCE deixou suas taxas de juros inalteradas e manteve seu ritmo atual de compra de títulos na quinta-feira. Mas Lagarde sugeriu que as restrições prolongadas para conter o coronavírus em todo o bloco provavelmente fizeram com que o crescimento da zona do euro caísse novamente no último trimestre de 2020.

"Os riscos em torno da perspectiva de crescimento da zona do euro permanecem inclinados para o lado negativo, mas menos pronunciados", disse Lagarde. Ainda assim, havia motivos para otimismo com o lançamento de vacinas, que começou em final de dezembro, que “permite uma maior confiança na resolução da crise de saúde”, acrescentou.

O Banco Central Europeu também sinalizou que pode não precisar de todo o seu programa de compra de emergência para apoiar a recuperação, embora tenha acrescentado que o programa poderia ser aumentado para garantir que a economia da zona do euro permaneça bem financiada. 

Lagarde, no entanto, não entrou em detalhes sobre como avaliaria se as condições de financiamento eram favoráveis, dizendo que o banco central adotaria uma "abordagem holística".

Alguns analistas, porém, acreditam que o banco central se concentrará principalmente em conter o aumento do rendimento dos títulos soberanos em países do bloco com altos níveis de dívida, como a Itália.

"[O] BCE provavelmente está preocupado principalmente em limitar os spreads de rendimento dos títulos de países altamente endividados", disse o Commerzbank, acrescentando que provavelmente o faria por meio da compra de títulos.

Lagarde, no entanto, ressaltou que o banco não está procurando conter os spreads de rendimento de títulos de alguns governos. "Não estamos presos a nenhum rendimento específico, levamos em consideração vários indicadores relacionados ao financiamento da economia."

Os rendimentos dos títulos italianos ampliaram os ganhos para terminar o dia em máximas de sete semanas.

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.