Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Europa tem dificuldade para concluir projetos de energia, diz CEO da EDP

Publicado 19.01.2024, 09:04
© Reuters. Turbinas eólicas em Vila do Bispo, Portugal

DAVOS, SUÍÇA (Reuters) - A Europa sofre com falta de execução em campo de projetos subsidiados de energia, o que deixa muitos deles longe de serem concluídos, disse à Reuters em Davos o CEO da Energias de Portugal (EDP (BVMF:ENBR3)), maior empresa de utilities portuguesa.

A Comissão Europeia teve uma "grande visão" ao elaborar projetos em um nível mais elevado, disse o CEO Miguel Stilwell d'Andrade, falando à margem do Fórum Econômico Mundial. "A questão crucial é a transposição por parte dos governos nacionais."

D'Andrade se concentrou no hidrogênio verde, combustível que Portugal quer se tornar um grande produtor e exportador, à medida que os países recorrem a fontes de energia mais limpas para combater as emissões de carbono e melhorar a segurança energética.

"Nos EUA, se você produzir 1 quilo de hidrogênio verde, receberá 3 dólares. Na Europa, preciso apresentar uma sala cheia de papéis", disse ele, acrescentando que, quando a papelada da UE for processada, "o mundo já mudou".

A UE quer produzir 10 milhões de toneladas de hidrogênio verde, fabricado com energia renovável, e importar outros 10 milhões até 2030. Sua produção atual por eletrólise é inferior a 300.000 toneladas.

A EDP iniciou um projeto piloto de hidrogênio no Brasil e, em parceria com a empresa portuguesa de petróleo e gás Galp Energia, planeja lançar uma usina de hidrogênio em Sines, ao sul de Lisboa.

Mas mais de 90% de seu investimento entre 2022-2026 será em energia eólica e solar em terra, com o objetivo de quase dobrar sua capacidade para 33 gigawatts (GW).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O CEO afirmou anteriormente que as metas da UE para o hidrogênio verde - produzir 10 milhões de toneladas até 2030 e importar outros 10 milhões - são "infladas e irreais", citando o lento progresso na expansão da capacidade até o momento.

(Reportagem de Victoria Waldersee, Sergio Goncalves)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.