Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Fim de contratos de térmicas de 2001 ajuda a reduzir tarifas no Nordeste, diz Aneel

Publicado 23.04.2024, 10:48
© Reuters. Linha de transmissão de energia
22/11/2023
REUTERS/Kacper Pempel

SÃO PAULO (Reuters) - O encerramento de contratos de usinas termelétricas de 2001, da época do apagão no Brasil, está ajudando a reduzir as tarifas de energia deste ano em algumas distribuidoras do país, disse nesta terça-feira o diretor-geral da agência reguladora Aneel, Sandoval Feitosa.

Neste contexto, o regulador aprovou nesta manhã uma redução média de 2,69% das tarifas aos consumidores da Neoenergia (BVMF:NEOE3) Pernambuco para 2024, apontando impacto relevante do fim do contrato bilateral firmado há mais de 20 anos entre a Termopernambuco e a distribuidora.

Efeito semelhante foi visto nas tarifas anuais da Enel (BIT:ENEI) Ceará, que tiveram uma redução de 3,10% aprovada na semana passada pela Aneel, também pela proximidade do encerramento do contrato com a Termoceará.

Segundo Feitosa, as duas distribuidoras estavam obrigadas a comprar energia dessas usinas movidas a gás natural por força do Programa Prioritário de Termelétricas (PPT), lançado pelo governo brasileiro na época do racionamento de 2001 para estimular a construção desse tipo de empreendimento e diversificar a matriz elétrica brasileira, na época ainda mais dependente das hidrelétricas.

Feitosa destacou que os contratos com as usinas foram cumpridos até o fim apesar das "tentações" de encerrá-los antecipadamente em momentos de volatilidade do IGP-M (indexador contratual) e dos preços do combustível, que pressionavam custos aos consumidores.

"Queria aqui destacar a relevância e a importância desse momento... A necessidade dessas usinas é uma avaliação que tem que ser feita pelo poder concedente, eventual renovação ou licitação, uma vez que está em discussão a realização do leilão de capacidade", observou o diretor-geral da Aneel.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O governo brasileiro pretende realizar neste ano um leilão para contratação de potência elétrica. O certame é visto como uma oportunidade para geradores termelétricos conquistarem contratos para usinas existentes ou novos empreendimentos.

Além da saída das termelétricas do portfólio de contratros das distribuidoras, as reduções tarifárias também refletiram diminuições de "Parcela B" (custos diretamente gerenciáveis pelas concessionárias) e impacto da mudança na "tarifa locacional", que reduzirá custos com transmissão de energia a consumidores no Nordeste, disse Feitosa.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.