As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Fraqueza no financiamento de veículos e provisão extra derrubam lucro do BV no 4º tri

Publicado 08.02.2023, 18:56
Atualizado 08.02.2023, 19:00
© Reuters
BBAS3
-

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O banco BV teve queda no lucro do quarto trimestre, refletindo a fraqueza no seu mercado principal de financiamento de carros usados e uma provisão extra para perdas com a Americanas.

O banco controlado pelo Grupo Votorantim e pelo Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) anunciou nesta quarta-feira que seu lucro recorrente de outubro a dezembro somou 279 milhões de reais, 33,8% a menos do que um ano antes.

A carteira de crédito do banco fechou 2022 em 82,9 bilhões de reais, alta de 8,6% em 12 meses. O financiamento automotivo, que responde por cerca de metade da carteira total, teve queda de 2,2% em 12 meses.

"O ano de 2022 foi marcado pelo maior choque de demanda no mercado de veículos dos últimos 10 anos", disse à Reuters o presidente do BV, Gabriel Ferreira, citando fatores como inflação e juros altos, que comprometeram a renda das famílias.

Em compensação, a carteira do atacado cresceu 10,5%, a 27,6 bilhões de reais. O segmento de novos negócios, de crédito para compra de painéis solares, disparou 85%, a 4,6 bilhões de reais.

No fim de 2022, o BV anunciou acordo pra compra do Bankly, braço de soluções financeiras do Méliuz (BVMF:CASH3), negócio no qual aposta para ampliar sua base de depósitos e também as receitas.

Além do baixo crescimento dos empréstimos no trimestre, o BV viu o índice de inadimplência chegar a 4,9% no fim de dezembro, alta de 0,1 ponto percentual em três meses, cenário que costuma levar bancos a fazerem mais provisões para perdas com calotes.

Segundo Ferreira, o BV ainda deve observar inadimplência pressionada, embora as novas safras indiquem melhor qualidade.

No trimestre, o chamado custo de crédito do BV, que mede as provisões para perdas esperadas com inadimplência, somou 952 milhões de reais, um aumento de 21,8% sobre um ano antes.

Segundo a companhia, o resultado foi afetado por uma provisão excedente para perdas ligadas a "um caso específico do atacado", afirmou o banco, sem citar um nome.

O BV tem uma exposição de 206 milhões de reais à Americanas, que pediu recuperação judicial em janeiro.

O rentabilidade sobre o patrimônio líquido do banco encerrou o trimestre em 9%, recuo de 5,5 pontos percentuais ano a ano. No ano, o ROE ficou em 12,2%.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.