🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Funcionário da Petrobras diz que rebaterá impedimentos para assumir vaga no conselho

Publicado 17.12.2018, 19:59
© Reuters. Logo da Petrobras na sede da estatal no Rio de Janeiro, Brasil
PETR4
-
TOTS3
-

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras (SA:PETR4) entendeu que o funcionário Danilo Silva não preenche os requisitos necessários para ocupar vaga no Conselho de Administração da empresa e deu cinco dias úteis para que ele apresente sua resposta, afirmou Silva à Reuters nesta segunda-feira.

Segundo Silva, a Petrobras argumentou que o empregado fez parte do Conselho de Administração da empresa de tecnolgi Totvs (SA:TOTS3), entre abril de 2015 e abril de 2017, quando três contratos foram assinados entre ambas as companhias.

"Eu nunca deliberei sobre nenhum contrato envolvendo Petrobras e Totvs, então não faz nenhum sentido essa alegação. Eles pegaram uma formalidade para poder inviabilizar", disse Silva, à Reuters.

Silva foi o segundo colocado em uma eleição no início do ano que escolheu o representante dos empregados para o conselho, e poderia assumir a cadeira no colegiado com a renúncia em 19 de outubro do ganhador do pleito, Christian Queipo, segundo o estatuto da empresa.

Para assumir a posição, no entanto, o empregado precisa passar por uma série de testes de integridade, como parte dos aprimoramentos de governança corporativa criados na empresa após as descobertas de esquemas bilionários de corrupção envolvendo ex-executivos.

Silva afirmou que irá rebater os argumentos apresentados pela área de Recursos Humanos da empresa dentro do prazo e que espera conseguir reverter a decisão pelas vias administrativas, mas não descarta entrar na Justiça.

"A gente espera resolver isso administrativamente. Se não for possível, nós conhecemos o caminho da luta e conhecemos o caminho da Justiça também. Infelizmente, se a alta administração da Petrobras quer pagar para ver, nós vamos entregar para ela a resposta a altura do que ela vem fazendo com a gente", disse Silva, de 36 anos, em um vídeo publicado na internet.

O funcionário questionou ainda a demora para a Petrobras informar a decisão sobre o caso, uma vez que a renúncia de Queipo ocorreu há dois meses.

"A Petrobras poderia ter me avisado há muito tempo, já que já passam mais de 60 dias sem nenhuma notícia, o RH só agora me chamou para essa conversa", afirmou.

A ausência de um representante dos trabalhadores já prejudicou um negócio aprovado pelo conselho da Petrobras e pode colocar em risco outras deliberações do colegiado, indicou Silva, técnico de manutenção da Refinaria de Paulínia (Replan-SP), em entrevista à Reuters na semana passada.

Alegando a falta de um representante dos funcionários no conselho, o Sindicato dos Petroleiros no Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN) entrou com uma ação e obteve na Justiça do Trabalho a suspensão da decisão do conselho que autorizou a venda de 34 campos terrestres no Rio Grande do Norte, na semana passada.

Segundo Silva disse na semana passada, o sindicato não descarta outras ações judiciais.

© Reuters. Logo da Petrobras na sede da estatal no Rio de Janeiro, Brasil

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

(Por Marta Nogueira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.