Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Fundo soberano da Noruega tem lucro de US$109 bi no 1º tri puxado por ações de tecnologia

Publicado 18.04.2024, 09:59
© Reuters

Por Gwladys Fouche

OSLO (Reuters) - O fundo soberano da Noruega, de 1,6 trilhão de dólares, o maior do mundo, teve lucro recorde de 1,2 trilhão de coroas (109 bilhões de dólares) no primeiro trimestre, impulsionado pela forte valorização em ações de tecnologia que foram catapultadas pela explosão no interesse por aplicações de inteligência artificial.

O resultado é o maior do fundo em termos absolutos desde sua criação em 1996 e compara-se a um lucro de 893 bilhões de coroas no mesmo período do ano anterior. O retorno total relativo do fundo foi de 9,1% no período de janeiro a março.

"É um trimestre extraordinariamente forte", disse o presidente-executivo adjunto Trond Grande à Reuters, acrescentando que o retorno foi impulsionado pelas principais empresas de tecnologia do mundo, em especial Nvidia (NASDAQ:NVDA) e Microsoft (NASDAQ:MSFT).

O fundo investe os rendimentos da produção de petróleo e gás do Estado norueguês em ações, títulos, propriedades não listadas e projetos renováveis no exterior.

O fundo tem recursos acumulados equivalentes a 283.000 dólares para cada homem, mulher e criança norueguesa.

AGITAÇÃO

Desde o final do primeiro trimestre, os mercados têm estado "um pouco mais nervosos", disse Grande, devido às expectativas frustradas até agora de que o Federal Reserve e outros bancos centrais reduziriam suas taxas de juros.

O fundo espera que a inflação permaneça "um pouco mais rígida do que talvez tenha sido previsto".

"Enquanto a inflação não se aproximar das metas dos bancos centrais, os juros permanecerão onde estão", disse Grande.

Com relação ao conflito entre o Irã e Israel, os mercados têm reagido de forma "um pouco silenciosa", disse ele, talvez porque o suprimento de petróleo esteja agora menos dependente dos recursos do Oriente Médio, dado o crescimento da produção de petróleo de xisto dos EUA nas últimas duas décadas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em 31 de março, cerca de 72,1% dos ativos do fundo norueguês estavam em ações, enquanto 26% estavam em renda fixa, 1,8% em imóveis e 0,1% em infraestrutura de energia renovável.

O retorno geral sobre o investimento do fundo, de 6,3%, ficou 0,1 ponto percentual abaixo de seu índice de referência, informou.

Últimos comentários

parte do lucro de suas estatais, eles investem em ações de outras empresas no mundo, e com o lucro que obtém, investem dentro do país.
Não seria pela lavagem de dinheiro?
Paraíso Fiscal é para isso mesmo
Fundo soberano com recursos de petróleo?
Cogitaram criar um aqui com os recursos do pré-sal, mas era muito dinheiro nas mãos do governo.....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.