🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Gazprom pode perder um terço de suas exportações de gás para Europa em 2022, estimam analistas

Publicado 22.04.2022, 09:35
© Reuters. FOTO DE ARQUIVO: Logo da Gazprom na fachada de centro de negócios em São Petersburgo, Rússia. 31 de março de 2022.  REUTERS/REUTERS PHOTOGRAPHER/File Photo
NG
-

(Reuters) - As exportações de gás da estatal russa Gazprom (LON:SIBNq) para a Europa podem cair cerca de um terço neste ano devido à crise na Ucrânia, à concorrência com o gás natural liquefeito e aos planos de mudança dos pagamentos para rublos, disseram analistas nesta sexta-feira.

A Rússia responde por cerca de 40% do suprimento de gás europeu, mas o Ocidente vem tentando se livrar do fornecimento russo de energia com crescente urgência desde que o país iniciou na Ucrânia o que classifica como uma "operação militar especial" em 24 de fevereiro.

Os planos de cobrar em rublos as vendas de gás para países "hostis" também prejudicaram as perspectivas de exportação de gás da Rússia, disseram analistas. A Europa entende que isso equivale a uma "chantagem" e se recusou a aceitar a troca de forma praticamente unânime.

Sergei Kapitonov, do Centro de Energia da Escola de Administração Skolkovo de Moscou, disse que os suprimentos da Gazprom para a Europa podem cair de 40 bilhões a 45 bilhões de metros cúbicos (bcm) este ano, ante cerca de 150 bcm em 2021.

Sindre Knutsson, chefe de pesquisa de mercado de gás da Rystad Energy, disse que os volumes de gasodutos podem retrair ainda mais, "impulsionados por uma vontade dos compradores de se tornarem menos dependentes da Rússia, ou pela Rússia retendo os volumes, por exemplo, devido a um desacordo sobre qual moeda o gás deve ser pago".

Ele também não descartou uma interrupção nos fluxos através da Ucrânia se o conflito impedir que as operações do gasoduto continuem com segurança.

A Gazprom não divulgou suas expectativas de exportação de gás para a Europa. A empresa não respondeu a um pedido de comentário.

Os principais consumidores de gás da Gazprom na Europa em 2021 foram a Alemanha, que recebeu 45,8 bcm, a Itália, com 20,8 bcm, e a Áustria, com 13,2 bcm.

© Reuters. FOTO DE ARQUIVO: Logo da Gazprom na fachada de centro de negócios em São Petersburgo, Rússia. 31 de março de 2022.  REUTERS/REUTERS PHOTOGRAPHER/File Photo

Até agora, apenas a Hungria concordou em mudar para o esquema de pagamentos pelo gás em rublos. Uma nota interna da Comissão Europeia na semana passada afirmava que a troca da moeda por compradores da União Europeia quebraria o regime de sanções da UE contra Moscou.

Alexei Gromov, da Institute for Energy and Finance Foundation, disse que o gás russo pode ser parcialmente substituído pelo gás natural liquefeito marítimo dos Estados Unidos e da russa Novatek, que não precisa cobrar dos clientes em rublos.

Gromov disse que as exportações russas de gás para a União Europeia podem chegar a cerca de 105 bcm este ano.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.