⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Gerdau estuda antecipar dividendo após reforma do IR, prepara-se para crise hídrica

Publicado 02.09.2021, 17:36
Atualizado 02.09.2021, 18:21
© Reuters. Vista interna de usina da siderúrgica Gerdau 
30/07/2013
REUTERS/David McNew
GGBR4
-

(Reuters) - Executivos da Gerdau (SA:GGBR4) sinalizaram nesta quinta-feira que poderão antecipar o pagamento de dividendos a acionistas referentes a 2021, após a Câmara dos Deputados aprovar a reforma do Imposto de Renda, estabelecendo tributação de dividendos e acabando com o mecanismo de juros sobre capital próprio (JCP).

"Podemos antecipar dividendos deste ano inicialmente previstos para serem pagos em março", disse o diretor de relações com investidores da Gerdau, Harley Scardoelli.

Mas o executivo afirmou que o índice de distribuição de dividendos deve seguir em cerca de 30%, por enquanto, ao ser perguntado se considerava elevar esse montante, dada a alta geração de caixa recente.

Scardoelli frisou a meta de redução da dívida bruta, de 16 bilhões para 12 bilhões de reais e mencionou a possibilidade de abrir um programa de recompra de ações.

Em reunião anual com investidores, feita de forma virtual, membros da administração também disseram que a siderúrgica está preparada para "o pior cenário" de uma crise energética no país.

"A Gerdau pode reorganizar a produção de uma região para outra no país se necessário, dada sua diversificação geográfica no Brasil", disse o vice-presidente da Gerdau Aço Brasil, Argentina e Uruguai, Marcos Faraco, mencionando que a unidade de Ouro Branco (MG) gera até 70% da energia consumida.

Faraco revelou ainda que a empresa avalia se participará do programa do governo federal, que dará incentivos para empresas que reduzirem o consumo de energia.

MERCADO DE AÇO

Administradores da Gerdau afirmaram que a demanda de aços planos e longos segue saudável no Brasil, com a carteira de pedidos em níveis elevados, cenário que deve ser manter ao longo dos próximos trimestres.

Ele citou a construção civil num ciclo de alta desde maio de 2020 e que a setor de infraestrutura está se recuperando e projeta uma aceleração para 2022. Além disso, mencionou demanda aquecida na indústria, com projetos de energia renovável. Com isso, previu que os preços devem seguir estáveis ​​em torno dos níveis atuais no curto prazo.

O presidente da Gerdau Aços Longos América do Norte, Chia Yuan Wang, disse que os fundamentos do mercado de aços longos seguem sólidos, com a carteira de pedidos se mantendo em cerca de três meses, maior do que o normal, com os prazos de entrega estendidos sugerindo força da demanda.

© Reuters. Vista interna de usina da siderúrgica Gerdau 
30/07/2013
REUTERS/David McNew

Além disso, os estoques seguem em níveis historicamente baixos, o que pode manter os spread do aço acima da média histórica nos próximos trimestres.

Em relatório, a equipe do Bradesco BBI avaliou que as mensagens da empresa foram positivas, considerando que os fundamentos do mercado de aço nos próximos trimestres, em especial no Brasil e nos EUA, continuarão saudáveis.

 

(Reportagem de Aluísio Alves, com reportagem adicional de Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.