Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Gerdau: Produção de aço bruto soma 2,689 mt no 4º trimestre, recuo de 6,2% em um ano

Publicado 20.02.2024, 17:32
Gerdau: Produção de aço bruto soma 2,689 mt no 4º trimestre, recuo de 6,2% em um ano

A produção total de aço bruto da Gerdau (BVMF:GGBR4) somou 2,689 milhões de toneladas no quarto trimestre de 2023, valor 6,2% inferior na comparação anual e 4% menor ante os três meses imediatamente anteriores, segundo o balanço da empresa divulgado nesta terça-feira, 20.

Já as vendas de aço atingiram 2,656 milhões de toneladas no quarto trimestre de 2023, queda de 0,6% na comparação anual e 3,6% menor sequencialmente.

Segundo a Gerdau, a redução nas vendas totais de aço no quarto trimestre de 2023 refletem o cenário global da indústria do aço, com a continuidade da alta penetração de produtos importados, resultando na deterioração do mercado e em um ambiente de preços internacionais desafiador.

De acordo com a companhia, o nível de utilização da capacidade de produção de aço bruto foi de 64%, 3 pontos porcentuais a menos ante os três meses imediatamente anteriores. "Reflexo da sazonalidade esperada para o trimestre, além das paradas programadas de manutenção em algumas unidades da companhia", acrescentou a siderúrgica.

O custo das vendas alcançou R$ 13,1 bilhões no período, redução de 13% na comparação anual e 8,3% a menos frente ao trimestre anterior. Segundo a Gerdau, considerando o acumulado de 2023 em que houve recuo de 9,5%, o resultado foi influenciado pela queda do custo das principais matérias-primas.

Brasil

No Brasil, a produção de aço bruto nos três últimos meses de 2023 somou de 1,224 milhão de toneladas, valor 2,2% menor na relação anual e 4,8% inferior na comparação sequencial.

As vendas de aço no Brasil foram de 1,269 milhão de toneladas, valor 10,3% maior ante um ano e 0,7% superior ao trimestre anterior. De acordo com a Gerdau, o mercado doméstico continua a lidar com a significativa entrada de volumes de aço importado em condições de competição desiguais, além das elevadas taxas de juros e restrição de crédito ao consumidor, dificultando a recuperação da indústria de transformação, incluindo o setor do aço.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Sobre a alta nas vendas, a empresa disse que o desempenho resulta dos maiores volumes das exportações e da fraca base de comparação do quarto trimestre de 2022. As exportações de aço nas usinas brasileiras aumentaram 62,2% na comparação anual, para 305 mil toneladas. Já as vendas internas totalizaram 964 mil toneladas, com ligeira variação positiva de 0,2%.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.