Gestora Lyon Capital negocia aquisição de projeto de energia solar no RN

Gestora Lyon Capital negocia aquisição de projeto de energia solar no RN

Reuters  | 21.02.2019 18:36

Gestora Lyon Capital negocia aquisição de projeto de energia solar no RN

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A gestora de recursos Lyon Capital está em negociações avançadas para aquisição de um projeto de energia solar no Rio Grande do Norte que deve demandar um investimento de cerca de 130 milhões de reais para ser implementado, disse à Reuters um executivo que participa das conversas.

O movimento, se concretizado, ampliaria a presença da Lyon no setor de energia --a empresa arrematou em leilões no ano passado a concessão para construir três empreendimentos de transmissão, além de ter ainda em seu portfólio a usina solar Sol Maior, no Tocantins.

No entanto, a negociação do projeto solar Inharé I, que pertence à consultoria financeira Hichens Harrison, precisaria de um aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma vez que a construção sofreu atrasos e a autorização da usina foi revogada pelo regulador.

"O projeto está pronto para construir, com todas as licenças... se tivermos aval da Aneel, a gente tem condição de em 30 dias mobilizar o canteiro... e em 90 dias iniciar a obra", disse à Reuters o assessor regulatório da Hichens Harrison, Luiz Antony.

Eventualmente, a empresa poderá ficar com uma fatia minoritária em caso de sucesso nas conversas com a Lyon Capital.

A usina, que terá 30 megawatts em capacidade, comercializou energia em um leilão de reserva promovido pelo governo federal em 2014 e originalmente precisaria ter iniciado operação em 2017.

A Hichens comprou o projeto Inharé I da dona original, a construtora A. Gaspar, e tem tratativas em andamento com a Aneel e a Lyon Capital.

"Eles (Lyon) com certeza serão majoritários, não vão ficar como minoritários. Tudo depende do sucesso na Aneel, aí se dará a fusão, ou a incorporação. Não sei com que percentual eles vão ficar, se 100 por cento, 95 por cento, 90 por cento", afirmou Antony.

A construção do projeto seria viabilizada com recursos próprios da Lyon Capital, acrescentou ele.

Antes, a Hichens negociava a usina solar com um fundo suíço, mas segundo o assessor as tratativas com a Lyon Capital devem aumentar as chances de a Aneel a autorizar a transação, uma vez que a gestora já atua no setor elétrico e concluiu com sucesso a usina Sol Maior, também adquirida quando já tinha atraso.

"É uma empresa já conhecida na Aneel e que recentemente adquiriu esse ativo 'estressado', semelhante, a usina Sol Maior, e entregou o empreendimento em operação agora em janeiro", explicou.

Uma reunião com a Aneel sobre a transferência do controle da usina Inharé I está agendada para a sexta-feira, segundo o assessor.

Procurada, a Lyon Capital preferiu não comentar.

A Lyon Capital, que possui uma fatia em porto em São Luís (MA) e assumiu em 2017 o controle da Brasil Pharma (SA:BPHA3), prevê investir cerca de 287 milhões de reais nos projetos de transmissão de energia que já arrematou, que deverão estar prontos entre 2021 e 2022.

© Reuters. Paineis de energia solar

Já a usina Sol Maior iniciou operação neste ano e tem contrato de venda de energia assinado após um leilão de reserva promovido pelo governo em 2015, segundo informações do site da Lyon, que não abre o aporte realizado no empreendimento.

(Por Luciano Costa)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.