⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Gigante de transporte marítimo Maersk se afasta da Rússia e isolamento do país se aprofunda

Publicado 01.03.2022, 09:48
Atualizado 01.03.2022, 09:50
© Reuters
MAERSKb
-
MAERSKa
-
CL
-
0A1R
-

Por Stine Jacobsen e Sudip Kar-Gupta

(Reuters) - A gigante do transporte marítimo Maersk (LON:0O77) interromperá temporariamente todo o transporte de contêineres de e para a Rússia, aprofundando o isolamento do país à medida que a invasão da Ucrânia desencadeia um êxodo de empresas ocidentais.

O Ocidente impôs pesadas restrições à Rússia para fechar sua economia e bloqueá-la do sistema financeiro global, tornando-a efetivamente "investível" e incentivando as empresas a interromper vendas, cortar laços e descartar dezenas de bilhões de dólares em investimentos.

As restrições fecharam o espaço aéreo para aeronaves russas, excluíram alguns bancos russos da rede financeira global SWIFT e restringiram a capacidade de Moscou de usar seus 630 bilhões de dólares em reservas estrangeiras.

As empresas de energia BP (NYSE:BP) e Shell (NYSE:SHEL) abandonaram posições multibilionárias, enquanto os principais bancos, companhias aéreas, fabricantes de automóveis e outros cortaram remessas, encerraram parcerias e classificaram as ações da Rússia inaceitáveis.

"Espero ver uma série de anúncios semelhantes nos próximos dias", disse Sonia Kowal, presidente da Zevin Asset Management em Boston, na segunda-feira, acrescentando que o desinvestimento do grande fundo soberano da Noruega apoiaria a mudança.

A Maersk, que opera rotas de transporte de contêineres para São Petersburgo e Kaliningrado no Mar Báltico, Novorossiysk no Mar Negro e Vladivostok e Vostochny na costa leste da Rússia, disse nesta terça-feira que todo o transporte de contêineres para a Rússia será temporariamente interrompido.

O grupo de petróleo e gás TotalEnergies também disse que não fornecerá mais capital para novos projetos na Rússia, seguindo movimentos da Shell, BP e da norueguesa Equinor para sair de posições no país rico em energia.

As empresas de cartões de pagamento dos EUA Visa Inc (NYSE:V) e Mastercard Inc (NYSE:MA) bloquearam várias instituições financeiras russas de sua rede.

Grandes empresas de tecnologia estão equilibrando apelos para fechar serviços na Rússia com o que consideram a missão de dar voz à dissidência e ao protesto.

A empresa controladora do Facebook, Meta Platforms Inc (NASDAQ:FB), informou na segunda-feira que restringirá o acesso aos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik em suas plataformas na União Europeia, em linha com medidas semelhantes de grandes empresas de tecnologia dos EUA.

O YouTube está bloqueando canais conectados aos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik em toda a Europa, disse a empresa operada pelo Google, da Alphabet (NASDAQ:GOOGL) Inc.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.