Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

GOL diz que voos não serão afetados por recuperação judicial

Publicado 25.01.2024, 18:35
© Reuters.  GOL diz que voos não serão afetados por recuperação judicial

A GOL (BVMF:GOLL4) Linhas Aéreas informou nesta 5ª feira (25.jan.2024) que seus voos não serão afetados pelo processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. A empresa disse que as operações de passageiros e de carga (feitas pela subsidiária GOLLOG) serão mantidas normalmente, assim como o programa de fidelidade Smiles e outros negócios da companhia.

A GOL pediu entrada nesta 5ª no processo de chapter 11 (equivalente à recuperação judicial no Brasil) ao Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York. Foi o mesmo modelo utilizado pela Latam em 2020.

“A GOL seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas seguras, confiáveis e a baixo custo, proporcionando a melhor experiência aos clientes, que poderão organizar suas viagens da forma que sempre fizeram. O programa Smiles não terá alterações, assim como os acordos de codeshare e interline, que continuarão disponíveis para os clientes”, informou.

A empresa disse ainda que continuará pagando salários e benefícios aos funcionários normalmente ao longo desse processo e que as atividades rotineiras dos empregados não mudarão.

Também afirmou que irá honrar compromissos com parceiros comerciais e fornecedores de bens e serviços.

Celso Ferrer, CEO da companhia, afirmou que a companhia está confiante que as medidas “permitirão que a GOL continue oferecendo tarifas mais baixas com experiências de viagem excepcionais aos clientes em um número cada vez maior de rotas” .

ENTENDA O PEDIDO DA GOL

O processo permite que a empresa possa captar recursos e fazer uma reestruturação financeira enquanto mantém suas operações. A companhia informou ao mercado que a reestruturação de suas dívidas inclui o compromisso de receber financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade “debtor in possession” (devedor em posse, em português).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O compromisso de financiamento foi firmado por “membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros Bondholders da Abra”, segundo o comunicado. Bondholders são detentores de títulos e Abra é o grupo empresarial do qual a GOL faz parte.

“A companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do 1º dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira”, informou.

A GOL afirmou que utilizará o chapter 11 para reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo. A companhia disse que espera sair do processo com um investimento significativo de capital, incluindo os novos US$ 950 milhões em financiamento.

  • o que é o chapter 11 – capítulo da Lei de Falências dos EUA que trata da reestruturação financeira de empresas, mecanismo equivalente à recuperação judicial brasileira. O processo permite que as empresas recuperem a sua situação financeira, incluindo a renegociação de dívidas, enquanto continuam a operar normalmente com a supervisão e aprovação judicial dos Estados Unidos. O mecanismo tem sido usado com sucesso por companhias aéreas internacionais, incluindo Latam, United Airlines (NASDAQ:UAL), Delta, Aeroméxico e Avianca Colômbia.

No comunicado ao mercado, o CEO da GOL afirmou que o processo “permitirá endereçar os desafios gerados pela pandemia” enquanto a companhia mantém o “elevado padrão dos serviços que oferecemos aos clientes”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.