Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Governo aceita discutir caminhos para receber parte de outorgas de Vale e MRS, diz ministro

Publicado 30.01.2024, 17:35
© Reuters.

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse nesta terça-feira que o governo está aberto a discutir caminhos com a Vale (BVMF:VALE3) e a MRS para receber apenas parte dos valores cobrados de outorga pela renovação antecipada de concessões ferroviárias.

Segundo o ministro, que concedeu entrevista a jornalistas após participar de evento no Palácio do Planalto, o valor total cobrado da empresas seria de 25 bilhões de reais a 30 bilhões de reais, mas existe a possibilidade de negociação.

"Algo entre 25 bilhões e 30 bilhões de reais seria a devolução integral dos recursos descontados da outorga. Entretanto... temos condições de discutir caminhos para que seja recolhida uma parte desse valor. Inclusive esse valor não está fechado", afirmou.

Na semana passada, o governo notificou a Vale e a MRS sobre a cobrança, e Renan disse esperar que as empresas apresentem no prazo de 15 dias "quais são os procedimentos que estão tomando para recolher ao erário esses valores".

No fim do ano passado, o ministro disse em entrevista à Reuters que uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de aprovar acordo entre o governo federal e a concessionária de ferrovias Rumo (BVMF:RAIL3) para pagamento integral da outorga devida pela renovação antecipada de concessão reforça a posição do governo nos pleitos com a Vale e a MRS.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Últimos comentários

Parabéns a recondução do presidente…sem demanda atualmente observada na China é impraticável essa antecipação de outorga.Mas um desconto pode ser considerado e pra bandido qualquer coisa dos outros tem valor… da aí “um cala boca”.
A Vale tem que judicializar, não ceder a chantagem. Daqui a três anos teremos outro governo e se Deus quiser, um Presidente decente!
Sensacional como o povo bradileiro tem a capacidade de se autosabotar. Será que a CVRD é tão coitadinha que precisa que alguém de fora defenda tunga em contrato federal?
Bozoladrao abriu mão de 20 bilhões do Brasil? A propina foi gorda!
Se fossem só 20 bi seria ótimo. Mas pode deixar que esse ex-pres e futuro pres fez bastaaaante cumprimento com o dinheiro do cidadão brasileiro
cuidado com acusações sem provas...os robôs digitais tão de olho!
Foi tanta que em 5 anos tentando derrubar dele e até hoje nada. Até perturbar uma baleia. kkkkkkkk
se eu fosse CEO da Vale eu toparia uma negociação com uma condicionante o Itamaraty resolvesse junto governo Inglês exclusão do processo em Londres.
Seguranca juridica modelo PT.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.