Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Governo canadense anuncia empréstimo de US$283 milhões à Bombardier

Publicado 08.02.2017, 12:23
© Reuters. Avião sobrevoa escritório da Bombardier em Montreal, Canadá
EMBR3
-
BBDb
-

MONTREAL (Reuters) - O governo federal do Canadá anunciou na noite de terça-feira um empréstimo de 372,5 milhões de dólares canadenses (283 milhões de dólares) para dois programas de jatos da Bombardier (TO:BBDb), bem menos que a quantia de 1 bilhão de dólares originalmente buscada pela empresa canadense, principal concorrente da brasileira Embraer (SA:EMBR3).

Os recursos, que são de um fundo aeroespecial e de defesa voltado para projetos de pesquisa e desenvolvimento, serão destinados para a família CSeries da Bombardier e para o jato comercial Global 7000, segundo comunicado do governo.

O empréstimo será concedido em parcelas ao longo de quatro anos, sendo que a maior parte do montante será alocada para o programa Global 7000."As contribuições reembolsáveis anunciadas hoje ajudarão a garantir que o Canadá permaneça no centro das atividades de pesquisa e desenvolvimento da Bombardier", disse o presidente executivo da companhia, Alain Bellemare, em comunicado.

Inicialmente, a Bombardier pediu ao governo da província de Quebec um aporte de 1 bilhão de dólares no programa CSeries, em 2016. Mas as negociações se arrastaram por mais de um ano, com exigências de contrapartidas da empresa como mudanças em sua estrutura de governança.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, está sob pressão para investir na Bombardier, depois que seu partido surpreendentemente conquistou 40 dos 78 assentos no parlamento da província de Quebec, bem mais que o esperado, nas eleições de outubro de 2015.

A Bombardier, que chegou a considerar pedido de proteção contra falência no ano passado em meio a uma crise de liquidez, agora está em melhor condição financeira do que estava quando solicitou o aporte de 1 bilhão de dólares.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os desembolsos de Quebec com o programa CSeries, junto com um investimento separado de 1,5 bilhão de dólares feito pelo maior fundo de pensão da província na divisão de trems da Bombardier, pode desencadear um nova disputa comercial entre a fabricante canadense e a rival brasileira Embraer (SA:EMBR3).

Em dezembro deste ano, a Câmara de Comércio Exterior do governo brasileiro (Camex) autorizou abertura do procedimento contra o Canadá a favor da Embraer. [nL1N1EE0LC]

O Itamaraty informou que abrirá nesta quarta-feira pedido de consultas no procedimento de solução de controvérsias da OMC contra o Canadá pelos subsídios oferecidos pela província de Quebec à Bombardier (TO:BBDb).

(1 dólar = 1,3182 dólar canadense)

(Por Allison Lampert)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.