🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Governo reconhece linhão de transmissão de energia Manaus-Boa Vista como estratégico

Publicado 27.09.2022, 15:23
© Reuters. Linhas de transmissão de energia no Brasil. REUTERS/Paulo Whitaker (BRAZIL - Tags: ENERGY)
ELET3
-
ALUP11
-
LUNAt/USD
-

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal publicou nesta terça-feira uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) reconhecendo o interesse estratégico das obras da linha de transmissão que conectará o Estado de Roraima à rede elétrica nacional, o que traz segurança jurídica para os empreendedores Eletrobras (BVMF:ELET3) e Alupar (BVMF:ALUP11) iniciarem as obras em outubro, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O projeto que foi leiloado há mais de 10 anos, mas só conseguirá sair do papel no próximo mês, a partir de um acordo firmado na Justiça entre União, Ministério Público Federal, a concessionária Transnorte Energia e a ACWA, associação que representa indígenas afetados pelo empreendimento.

A resolução do CNPE reconhece a importância de conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) --o Estado é o único a ainda estar isolado, não conseguindo receber de energia gerada em outras regiões. Com isso, o atendimento à população depende da produção local em usinas termelétricas caras e poluentes.

O empreendimento, conhecido como "linhão do Tucuruí", foi licitado em 2011 para a Transnorte Energia, concessionária que tem como acionistas a Alupar (51%) e a Eletrobras (49%).

Nos últimos 10 anos, a obra enfrentou várias dificuldades, associadas principalmente a problemas no licenciamento ambiental em razão dos impactos à comunidade indígena Waimiri Atroari, cujas terras serão atravessadas pelo linhão.

Na semana passada, foi homologado um acordo judicial para encerrar ações que impediam as obras da linhão. A previsão é de que o projeto seja finalmente iniciado em outubro.

Serão construídos cerca de 715 quilômetros de linhas ligando Boa Vista (RR) a Manaus (AM), margeando a BR-174, rodovia federal que liga as duas capitais. Desse total, cerca de 122 quilômetros de linhas estarão na Terra Indígena Waimiri Atroari.

Pelo acordo firmado na Justiça, a Transnorte Energia será responsável por executar diretamente ou fornecer recursos financeiros para que a associação ACWA execute medidas, programas e ações de mitigação de impacto detalhados no Plano Básico Ambiental - Componente Indígena Waimiri Atroari (PBA-CI).

Ao todo, os valores previstos para mitigação ultrapassam 90 milhões de reais.

© Reuters. Linhas de transmissão de energia no Brasil. REUTERS/Paulo Whitaker (BRAZIL - Tags: ENERGY)

Segundo o MPF, também determinou-se que tanto a empresa quanto a ACWA empreguem esforços para que as obras ocorram em prazos curtos e com uso otimizado de recursos, de forma a reduzir o impacto na terra e no modo de vida do povo indígena afetado.

O Ministério de Minas e Energia estima que a obra deverá resultar em "redução estrutural" de custos para todos os consumidores brasileiros, mas não forneceu projeções.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.