🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Gravadoras pedem a tribunal que interrompa o uso de letras de música pela empresa de IA Anthropic

Publicado 17.11.2023, 14:35
© Reuters. Logo da Anthropic em foto de ilustração
31/03/2023 REUTERS/Dado Ruvic
UMG
-

LOS ANGELES (Reuters) - Três gravadoras estão solicitando a um juiz federal dos Estados Unidos que emita uma liminar que impeça a Anthropic, empresa de inteligência artificial (IA), de reproduzir ou distribuir as letras de suas músicas protegidas por direitos autorais.

A Universal Music (AS:UMG), a Concord Music Group e a ABKCO Music entraram com um pedido na quinta-feira, solicitando que o tribunal exija que a Anthropic "implemente proteções eficazes" que impeçam os modelos de IA da empresa de reproduzir ou distribuir as letras de músicas protegidas por direitos autorais. Além disso, pedem que a empresa seja proibida de usar essas obras para treinar futuros modelos de IA.

"Embora não possamos comentar sobre o conteúdo da ação judicial, nosso foco permanece o mesmo -- construir sistemas de IA confiáveis, interpretáveis e controláveis", afirmou a Anthropic em comunicado à Reuters.

As três gravadoras moveram uma ação contra a Anthropic em 18 de outubro, acusando a empresa sediada em San Francisco, na Califórnia, de infração "sistemática e generalizada" das letras de suas músicas protegidas por direitos autorais.

© Reuters. Logo da Anthropic em foto de ilustração
31/03/2023 REUTERS/Dado Ruvic

Elas alegam que a Anthropic usou as letras protegidas por direitos autorais de "inúmeras" músicas sem permissão como parte das "grandes quantidades de texto" que a empresa coleta da internet para treinar seu assistente de inteligência artificial, conhecido como "Claude", para responder a comandos humanos.

As empresas também alegam que a Anthropic "lucra abundantemente" com a violação de seus repertórios de obras protegidas por direitos autorais, atingindo uma avaliação de 5 bilhões de dólares sem pagar "nada" às gravadoras ou aos seus compositores, e pedem ao tribunal danos monetários de até 150 mil dólares por obra infringida e uma ordem para interromper a suposta infração.

(Reportagem de Dawn Chmielewski em Los Angeles)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.